E não só de filmes underground vive Nova York. O já tradicional New Directors/New Films também está acontecendo por lá desde o dia 21 e termina dia 01 de abril. Este pequeno festival no número de filmes mas grande em suas escolhas e na sua perspectiva de revelar pra valer novos diretores, se orgulha (eu também me orgulharia) de estar na sua 36a edição. Segundo eles mesmos, apresentaram para o mundo, ou pelo menos para o mundinho cult americano, os diretores: Chantal Akerman, Pedro Almodóvar, Héctor Babenco, Terence Davies, Guillermo del Toro, Atom Egoyan, Nicole Holofcener, Spike Lee, Richard Linklater, Sally Potter, John Sayles, Steven Spielberg, Tom Tykwer e Wim Wenders.(Estranho Walter Salles não estar nesta lista, but...).
Este ano vai rolar uma mesa redonda chamada HBO Films Roundtable entre diretores, produtores etc e também um programa de retrospectiva de filmes documentários considerados clássicos, ND/NF Classics.
Filmes que estiveram em Veneza, Cannes, alguns que já foram exibidos aqui, uma seleção que não diz respeito ao ineditismo mas sim a uma qualidade das obras. Realizado pelo Moma e pelo Film Society of Lincoln Center, o ND/NF 2007 tem como destaque na programação: o francofônico "Congorama" de Philippe Falardeau( link trailer); o belo russo "Euphoria" (Ivan Vyrypaev) ( foto), "Day Night, Day Night" de Julia Loktev que é sobre uma suicida, mulher-bomba que vaga pela Times Square com a intenção de se explodir sem uma "causa" específica. Você pode ver o trailer aqui do Festival de Toronto (Só Explorer,infelizmente). Este filme que ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Primeiro filme, já foi exibido na última Mostra de SP, sem nenhum comentário especial que eu tenha visto.
Do Brasil, apenas a participação de Karim Aïnouz, com o "O Céu de Suely" que ganhou o nome banal de "Love for Sale".