"DEU A LOUCA NOS MONSTROS" (The Monster Squad, 1987) EM DVD FINALMENTE!
"Chute o saco dele!"
"O Lobisomem tem saco?!?"
Considere essa a notícia da semana... melhor, a notícia da DÉCADA! Um arranca-rabo que prendeu os direitos autorais do filme de Fred Dekker por anos a fio foi finalmente resolvido e "The Monster Squad" será finalmente lançado em DVD - não pela Columbia/TriStar, não pela MGM, mas pela independente Synapse Films. A edição em DVD promete ser recehada, além de um transfer em HD.
Lançado em 1989/90 no Brasil pela Alvorada Filmes (e lançado mais tarde em VHS pela TransVídeo), eu procuro uma cópia desse filme em película para passar no Indie há anos (inclusive, contactando negociadores e pesquisadores). O máximo que consegui foi o contato do próprio Fred Dekker, que inclusive passou o ano passado exibindo suas cópias 35mm pessoais por todos os EUA e Canadá (será que ele viria pro Brasil?). Figurinha fácil na "Sessão da Tarde" por muito tempo, "Deu a Louca nos Monstros" conta a história de um grupo de pré-adolescentes fissurados pelos monstros clássicos do cinema. Até que Drácula & Cia. surgem no bairro a procura de um amuleto. Felizmente, os garotos contam com a ajuda de Frankenstein.
O filme foi roteirizado por Dekker e Shane Black (de "Máquina Mortífera" e "Beijos & Tiros") e contém, além de diálogos deliciosos, um dos melhores e mais naturais retratos de personagens adolescentes já vistos num filme de gênero. Mais além, "Deu a Louca..." conta com uma das mais viciantes montagens musicais do cinema (toma essa, série "Rocky"), ao som de "Rock Until You Drop" de Michael Sembello (que compôs "Maniac" de "Flashdance"). Fred Dekker, por sua vez, já havia dirigido "Noite dos Arrepios", outro clássico que tem os direitos autorais compeltamente enrolados.
Fred Dekker, após o fracasso de "RoboCop 3", ateve-se a escrever e produzir episódios de "Star Trek: Enterprise" - e está demorando muito para retornar à direção (minha humilde opinião). André Gower, o protagonista e galã adolescente, fez mais alguns papéis em seriados e telefilmes, se formou e agora está idealizando seu prórpio festival de cinema. Ryan Lambert - o rebelde - atualmente é guitarrista e volcalista da banda emo Elephone. E Brent Chalem, o gordinho, faleceu em 1997 de pneumonia, o que é bem triste.
Quando dou essa notícia - e com tamanha animação - não é mera nostalgia. Já assisti "The Monster Squad" mais vezes do que você imagina, estudando a estrutura do longa. Não apenas é um dos meus favoritos; acredito piamente que trata-se de uma das primeiras grandes obras-primas pósmodernas do cinema. À época do lançamento do DVD, em abril-maio, publico um artigo expressando os motifs do filme, ponto a ponto. Agora, é aguardar.
Bernardo Krivochein