
O que um diretor de cinema quer dizer para o público além daquilo que diz seu filme?
A obra de um realizador fala muito por si mesma. Podemos num exercício teórico analisar pinturas, esculturas, filmes, instalações, movimentos estéticos sem nunca ter escutado a voz do artista. Sua fala verbal, articulada ou não, sua experiência. Mas sempre tivemos esta ansiedade, de saber mais, de ver os manuscritos, de estudar o passo a passao da realização, de inventar uma ciência da criação ( crítica genética), por isso vamos a museus, exposições retrospectivas atrás da voz destes artistas para enfim, decifrá-los? Ouvir é mesmo muito importante hoje. Ouvir a experiência subjetiva de alguém é ainda mais revelador.
O Indie traz os Diálogos Independentes para que alguns diretores brasileiros possam expressar e acalmar esta nossa ânsia por um pouco mais. Não é debate, não é mesa de discussão e os temas não são relacionados ao mercado de distribuição ou as polêmicas sobre a existência de muitos festivais ou não, a idéia é falar sobre os filmes, a experiência do filme sob o ponto de vista de seus realizadores. Esta relação entre a obra e seu público, a obra e sua feitura, seus processos principalmente. Como pensaram seus filmes, qual a pulsão, a energia que está circulando entre eles? Para conversar com os diretores, convidamos o jornalista Cássio Starling, crítico de cinema da Folha de São Paulo que também estará imbuído de suas próprias subjetividades e com seu olhar aguçado por questões.
Na sexta-feira,10/10, 21:00 h, no próprio cinema onde acontece a mostra,Usina, sala 3 será a vez de Carla Gallo ( O Aborto dos Outros) e Marcelo Galvão ( Rinha). No sábado,11/10, também as 21:00h, Carlos Nader ( Pan-cinema Permanente), Eryk Rocha (Pachamama) e Gibi Cardoso ( Tomba Homem). Leia nos links sobres os filmes e seus diretores.
Tragam suas perguntas, mas lembrem-se é sobre a criação, o filme, o cinema!
Então, esperamos você lá.