blogINDIE 2006



37 Altman - Retrô de um pioneiro da alma indie

Isto mesmo! 37 longas do diretor norte-americano Robert Altman estarão no CCBB a partir de hoje, 27 de maio a 15 de junho no Rio de Janeiro; em São Paulo, de 4 a 22 de junho; e Brasília de 10 a 29 de junho. Altman que morreu em 2006, aos 81 anos, manteve um espírito independente mesmo produzindo para TV e estando em Hollywood.

"Altman começou como roteirista e diretor de séries para a TV. No cinema, ficou conhecido por sua abordagem iconoclasta e inovadora de gêneros clássicos (western, policial, musical, filme de guerra); o talento para a direção naturalista dos atores; traços muito particulares de estilo, como as falas simultâneas dos personagens e os famosos planos-seqüências, como o do início de “O Jogador”; e a preferência por filmes-corais, nos quais tece um painel de inúmeros personagens, misturando seus dramas de forma hábil e sutil" (imagino que este texto aí entre aspas seja do curador da mostra, já que veio no release... Esta expressão filmes-corais não conhecia, muito engraçada, aliás. Acho que ele quer dizer sobre a multiplicidade e simultaneidade de personagens em narrativa ou montagem paralela...). "As Muitas Vidas de Robert Altman” tem curadoria de Angelo Defanti.

Serão 33 filmes (dos 37) em película 35mm, fato cada dia mais raro de se ver. Ainda mais quando se trata de cinema norte-americano (totalmente sem apoio para intercâmbio com os países da América Latina) e ainda mais numa retrospectiva. Im-per-dí-vel.

Confira a lista completa e sinopses dos filmes ( acho que não tem um hotsite da mostra, mas os horários você pode conferir no site do CCBB):

Os Delinqüentes
(The Delinquents, EUA, 1957, 72 min)
Com: Tom Laughlin, Peter Miller, Richard Bakalyan
Robert Altman estreou como diretor de longa-metragem ficção com este drama que conta a história de Scotty White (Tom Laughlin), jovem de 19 anos de idade obrigado a romper o namoro com a bela Janice Wilson (Rosemary Howard), de apenas 16 anos, porque os pais da garota não aprovavam o relacionamento entre eles. Frustrado com a separação, Scotty acaba se envolvendo com uma turma de delinqüentes.

The James Dean Story
(The James Dean Story, EUA, 1957, 81 min)
Direção: Robert Altman, George W. George
Com: Martin Gabel, James Dean, Lew Bracker
Documentário feito apenas dois anos depois da morte de James Dean. A partir de filmagens, fotografias, narrações e depoimentos de pessoas que estiveram ao lado
de Dean, o filme apresenta a vida e a carreira de um dos maiores ícones do cinema americano. Entre os entrevistados se destacam uma tia do ator, que o criou desde os nove anos de idade - quando a mãe de James Dean morreu -, os avós paternos, um motorista de táxi em Nova York que sempre era chamado pelo astro, e o proprietário do restaurante predileto do ídolo em Los Angeles. O pai de James, que estava vivo quando o filme foi realizado, não quis fazer nenhum depoimento.

No Assombroso Mundo da Lua
(Countdown, EUA, 1968, 101 min)
Direção: Robert Altman, William Conrad
Com: James Caan, Joanna Moore, Robert Duvall
Equipe do foguete Apollo 3 está em pleno treinamento quando os planos dos russos de pousar na Lua são descobertos. Os americanos então abreviam a missão. E recrutam no lugar de Chiz, que havia sido treinado, o astronauta Lee. Ele tem três semanas para ir ao espaço e permancer na Lua por um ano, até que a Apollo esteja pronta. Ocorre que os russos lançam seu foguete dois dias antes do programado.

Uma Mulher Diferente
(That Cold Day in the Park, EUA, Canadá, 1969, 106 min)
Com: Sandy Dennis, Michael Burns, Susanne Benton
Casta balzaquiana conhece jovem de 19 anos num parque e decide levá-lo para casa, determinada a perder a virgindade. O rapaz se faz de mudo e a acompanha sem saber que ela pretende guardá-lo para sempre.

MASH
(EUA, 1970, 116 min)
Com: Donald Sutherland, Elliott Gould, Robert Duvall
Aclamado como uma das melhores comédias de todos os tempos, ''MASH'' conta a história de alguns cirurgiões do exército que desenvolvem um estilo de vida totalmente lunático para poder encarar os horrores diários da guerra em um Hospital Cirúrgico Móvel do Exército (Móbile Army Surgical Hospital - de onde vem a sigla M*A*S*H) durante a Guerra da Coréia. Apesar de altamente qualificados e extremamente dedicados, esse bando de malucos também são especialistas em transformar a burocracia do exército em um completo caos. Indicado ao Oscar em cinco categorias, incluindo o de melhor filme.

Voar é com os Pássaros
(Brewster McCloud, EUA, 1970, 105 min)
Com: Bud Cort, Sally Kellerman, Shelley Duvall
Brewster é um garoto sério, intelectual e sonhador. Seu maior desejo é poder voar. E faz questão de dizer a todos que o fará, ainda que muitos dêem de ombros para os planos do rapaz. Brewster constrói enormes asas. E quando se prepara para saltar e inaugurar seu vôo, é surpreendido pela polícia. Ele fará de tudo para não ser pego.

Jogos & Trapaças - Quando Os Homens São Homens
(McCabe & Mrs. Miller, EUA, 1971, 120 min)
Com: Warren Beatty, Julie Christie, Shelley Duvall, Keith Carradine
Compositor: Leonard Cohen
Com a ajuda de uma cafetina, jogador fracassado inaugura prostíbulo em cidade onde foi descoberta mina de ouro. Os negócios vão bem e, até por isso, a companhia que controla a mina quer que ele venda o bordel, por bem ou por mal.

Imagens
(Images, Inglaterra/Irlanda/EUA, 1972, 101 min)
Elenco: Susannah York, Rene Auberjonois, Marcel Bozzuffi
Mulher à beira do histerismo confunde as identidades dos seus antigos amantes, criando uma realidade fantasiosa. Seus temores a levam a um único desejo: destruir o mundo interior que ela construiu. Adaptação do livro ''In Search of Unicorns'', de Susannah York.

O Perigoso Adeus
(The Long Goodbye, EUA, 1973, 112 min)
Roteiro: Raymond Chandler, Leigh Brackett
Elenco: Elliott Gould, Nina Van Pallandt, Sterling Hayden
O esperto detetive particular Philip Marlowe dá carona a um amigo de Los Angeles até a fronteira de Tijuana. Ao voltar para casa, encontra seu apartamento cheio de policiais, sendo preso como cúmplice do assassinato da esposa de seu amigo. Quando é liberado após a polícia descobrir que o colega de Marlowe cometeu suicídio, o detetive é contratado por uma bela mulher que pretende encontrar o marido alcoólatra desaparecido. Ao mesmo tempo, Marlowe descobre que o amigo morto no México tinha em seu poder US$ 350 mil que pertencia à máfia.

Renegados até a Última Rajada
(Thieves Like Us, EUA, 1974, 123 min)
Elenco: Keith Carradine, Shelley Duvall, Louise Fletcher
Três assassinos condenados - Bowie (Carradine), Chicamaw (Schuck) e T-Dub (Remsen) - escapam de uma prisão na rural Mississippi em 1937. A gangue logo passa a fazer aquilo que melhor sabe: roubar bancos. A situação complica quando Bowie, o mais jovem, se apaixona pela jovem fazendeira Keechie (Duvall).

Jogando com a Sorte
(California Split, EUA, 1974, 108 min)
Elenco: George Segal, Elliott Gould, Ann Prentiss
Dois jogadores e apostadores compulsivos (George Seagal e Elliot Gould) se encontram e partem para uma viagem a Tijuana, onde pretendem participar de um campeonato de pôquer que pode mudar suas vidas. Entre uma partida e outra, os dois se envolvem em muita confusão e bebedeiras.

Nashville
(EUA, 1975, 159 min)
Elenco: Ned Beatty, Karen Black, Keith Carradine, Geraldine Chaplin, Shelley Duvall, Scott Glenn, Jeff Goldblum
A história de vários personagens ligados ao mundo da música se cruza na cidade de Nashville, capital do Tennessee. Barbara Jean é considerada a rainha do local, mas está à beira de um colapso; Linnea e Delbert Reese mantém um casamento instável e possuem filho deficiente; Opal é um jornalista britânico a trabalho na cidade. Clássico dirigido por Altman, indicado em cinco categorias do Oscar e ganhador da estatueta de melhor canção - ''I'm Easy'', de Keith Carradine.


Buffalo Bill
(Buffalo Bill and the Indians, or Sitting Bull's History Lesson, EUA, 1976, 123 min)
Com: Paul Newman, Harvey Keitel, Geraldine Chaplin
Buffalo Bill (Paul Newman) planeja ter o seu próprio show de Velho Oeste, e o chefe Touro Sentado concorda em aparecer nele. No entanto, Touro Sentado tem sua própria agenda secreta, envolvendo o presidente e o General Custer. Lançado também com o título ''Oeste Selvagem''.

Três Mulheres
(3 Women, EUA, 1977, 124 min)
Com: Shelley Duvall, Sissy Spacek, Janice Rule
A tímida e solitária Pinky começa um novo trabalho e logo sente-se emocionalmente ligada à colega Millie. Um acidente envolvendo as duas faz com que, inexplicavelmente, elas troquem de personalidade. Mas é uma mudança breve, que só volta ao normal quando entra na história uma outra mulher, uma artista que há algum tempo já rondava a vida de Pink e Millie.

Cerimônia de Casamento
(A Wedding, EUA, 1978, 125 min)
Com: Geraldine Chaplin, Mia Farrow, Vittorio Gassman, Lillian Gish
Rapaz de família tradicional está prestes a unir-se em matrimônio com a filha de novo rico. Desde os preparativos para a festa, as inevitáveis confusões são prenunciadas, mas nada pode abalar a cerimônia, nem mortes, nem estranhas ligações, nem crises de depressão e incompatibilidades sociais.

Quinteto
(Quintet, EUA, 1979, 118 min)
Com: Paul Newman, Vittorio Gassman, Fernando Rey, Bibi Andersson
Drama que mistura ficção científica e suspense na história em que a Terra vive uma nova era glacial. Nesse ambiente, um estranho jogo envolve cinco participantes que se digladiam até à morte. Apenas um sobreviverá, mas terá de enfrentar um inimigo ainda mais poderoso.

Um Casal Perfeito
(A Perfect Couple, EUA, 1979, 111 min)
Com: Paul Dooley, Marta Heflin, Titos Vandis
Los Angeles. Alex Theodopoulos (Paul Dooley) e Sheila Shea (Marta Heflin) se conhecem através de um serviço de encontros por computador. Apesar de sentirem atração um pelo outro, se deparam com o problema dele se sentir pressionado por um pai dominador, Panos (Titos Vandis), e ela ter um tipo de vida irregular, pois divide seu apartamento com os integrantes de 'Mantedo-os Fora das Ruas', uma banda da qual participa. Assim sempre acontece algo que perturba o "clima" deles.

Popeye
(EUA, 1980, 114 min)
Elenco: Robin Williams, Shelley Duvall, Ray Walston
Um Popeye de carne e osso procura encontrar Gugu, o bebê pestinha comedor de hamburger que vive desaparecendo. Com direito a Olívia Palito e Brutus. Adaptação para as telas do famoso personagem criado nas tiras de jornais por E.C. Segar, contando as aventuras do marinheiro Popeye, cuja incrível força vem do espinafre. Filme que marca a estréia de Robin Williams no cinema.

Política do Corpo e Saúde
(Health, EUA, 1980, 105 min)
Com: Glenda Jackson, James Garner, Lauren Bacall, Alfre Woodard
Altman fez aqui uma sátira política que inicialmente seria lançada durante a campanha presidencial americana em 1980. Os executivos da Fox acharam que seria uma enorme provocação, e o filme foi engavetado por dois anos. ''Health'', que também significa saúde mas no filme descobrimos ser anacronimo de ''Happiness, Energy And Longevity Through Health'' (felicidade, energia e longevidade através da saúde), se passa numa convenção de alimentação e saúde na Flórida. É no envento que se trava a campanha pela presidência da organização, justamente chamada H.E.A.L.T.H.

James Dean, O Mito Sobrevive
(Come Back to the Five and Dime, Jimmy Dean, Jimmy Dean, EUA, 1982, 109 min)
Com: Sandy Dennis, Cher, Karen Black, Kathy Bates
No vigésimo aniversário da morte de James Dean, veteranas fãs do ator se reúnem no bar de sua cidade natal para cultuar a memória do ídolo e relembrar os tempos de juventude. Baseado em peça de Ed Graczyk.

O Exército Inútil
(Streamers, EUA, 1983, 118 min)
Com: Matthew Modine, Michael Wright, Mitchell Lichtenstein
Enquanto espera a ordem para seguir para o Vietnã, grupo de soldados americanos vive momentos de tensão e angústia nos alojamentos. Adaptado por David Rabe de sua própria peça. Os seis atores do elenco dividiram o prêmio de melhor interpretação masculina no Festival de Veneza.

Secret Honor
(EUA, 1984, 90 min)
Com: Philip Baker Hall
De forma audaciosa e arriscada, Altman levou para as telas esse monólogo dramático apresentado na Broadway (com texto de Donald Freed e Arnold M. Stone). Philip Baker Hall interpreta o ex-presidente Richard Nixon, solitário numa sala com pouca luz, quadros na parede e uma garrafa de uísque na mesa. Um Nixon abatido relembra sua infância e juventude, até chegar à presidência dos Estados Unidos. E descreve as ''verdadeiras'' razões que o colocaram no centro do escândalo de Watergate, cujo desfecho foi seu afastamento do cargo.

Louco de Amor
(Fool for Love, EUA, 1985, 106 min)
Roteiro: Sam Shepard
Com: Sam Shepard, Kim Basinger, Harry Dean Stanton
May está à espera do namorado num motel de beira de estrada, pronta para fugir com ele e começar nova vida. De repente ela é tomada por lembranças que a fazem se questionar sobre tudo aquilo e coloca em risco sua decisão. May sente que está sendo puxada para a vida que está deixando para trás. Quando o namorado aparece, a situação fica bastante complicada

O.C. and Stiggs
(EUA, 1987, 109 min)
Com: Daniel H. Jenkins, Neill Barry, Cynthia Nixon
O.C. e Stiggs são dois amigos adolescentes. Mas não aquele tipo comum de adolescente, constantemente infeliz. Eles não apenas desprezam a vizinhança suburbana, mas têm planos terríveis contra eles. Em especial a família Schwab, para quem armam um plano de vingança só porque essa família representa tudo o que os garotos odeiam: a classe média.

Além da Terapia / Loucos, Apaixonados e Incuráveis
(Beyond Therapy, EUA, 1987, 93 min)
Com: Jeff Goldblum, Glenda Jackson, Geneviève Page
Prudence coloca um anúncio no jornal e Bruce responde. Ao se encontrarem, ela logo nota que ele é pirado. Descobre depois que sua psiquiatra namora o psiquiatra dele e as histórias começam a se cruzar, numa sucessão de situações cômicas. Baseado na peça de Christopher Durang. O flme também foi lançado com o título ''Loucos, Apaixonados e Incuráveis''.

Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio
(Vincent & Theo, Holanda, Inglaterra, França, 1990, 138 min)
Com: Tim Roth, Paul Rhys, Adrian Brine
Exibido em alguns países da Europa em formato de minissérie (o filme tem originalmente quatro horas), trata-se da cinebiografia do pintor Vincent van Gogh e seu relacionamento com o irmão Theo. Obra não convencional na filmografia de Altman, mas que mantém o apuro estético do diretor.

O Jogador
(The Player, EUA, 1992, 124 min)
Com: Tim Robbins, Greta Scacchi, Whoopi Goldberg, Peter Gallagher, Vincent D'Onofrio, Sydney Pollack
Vice-presidente de um estúdio de Hollywood subestima as qualidades de um roteirista desconhecido e passa a receber cartas ameaçadoras

Short Cuts - Cenas da Vida
(Short Cuts, EUA, 1993, 187 min)
Roteirista(s): Raymond Carver, Robert Altman, Frank Barhydt
Com: Andie MacDowell, Jack Lemmon, Julianne Moore, Matthew Modine, Anne Archer, Jennifer Jason Leigh, Chris Penn, Lili Taylor, Robert Downey Jr., Madeleine Stowe
Um painel da Los Angeles atual a partir do atropelamento de uma criança, filha de apresentador de TV, por uma garçonete. Casais que não se entendem, pais e filhos que não se comunicam e amantes que não conseguem se integrar fazem parte da narrativa costurada a partir de oito contos de Raymond Carver. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza

Prêt-à-Porter
(EUA, 1994, 133 min)
Com: Marcello Mastroianni, Sophia Loren, Jean-Pierre Cassel, Kim Basinger, Chiara Mastroianni, Stephen Rea, Anouk Aimée, Rupert Everett, Rossy de Palma, Forest Whitaker
Série de vinhetas satirizam a concorrida semana dos lançamentos da alta costura em Paris, enquanto um repórter se divide entre a cobertura do evento e o assassinato de um executivo do ramo.

Kansas City
(França/EUA, 1996, 116 min)
Com: Jennifer Jason Leigh, Miranda Richardson, Harry Belafonte, Dermot Mulroney, Steve Buscemi
Numa cidade dominada pela máfia e pelo caos, uma mulher tenta salvar seu amante das garras do crime. Robert Altman reconstitui fielmente o clima de tensão de uma cidade controlada por políticos corruptos, dominada por gângsteres, embalada pelo jazz de seus night clubs e ainda criou um clima de suspense.

Jazz '34
(EUA, 1996, 72 min)
Com: Harry Belafonte (narrador), Ron Carter, Joshua Redman
Robert Altman visitou sua Terra natal, Kansas City, onde reuniu 34 dos maiores músicos de jazz contemporâneos. A jam session durou uma semana, e Altman transformou as apresentações nesse documentário musical.

A Armação
(The Gingerbread Man, EUA, 1998, 114 min)
Com: Kenneth Branagh, Robert Downey Jr., Daryl Hannah, Tom Berenger, Famke Janssen, Robert Duvall
Rick (Kennetg Branagh) é um advogado que se encontra com a bela e misteriosa Mallory Doss (Embeth Davidtz). Após uma carona, eles iniciam um tórrido romance e Rick descobre que ela vem sofrendo ameaças de Dixon (Robert Duvall), seu desequilibrado pai. Rick coloca sua firma para trabalhar, prende Dixon e intima Pete (Tom Berenger), o ex-marido, para testemunhar no tribunal. Ele é enviado para um asilo, de onde acaba fugindo para colocar a vida de todos em grande perigo.

A Fortuna de Cookie
(Cookie's Fortune, EUA, 1999, 118 min)
Com: Glenn Close, Julianne Moore, Liv Tyler, Chris O'Donnell
Cookie é uma senhora idosa e rica que aparentemente se suicida. Camille, sua sobrinha invejosa e ambiciosa, quer a herança da tia, e para isso faz com que pareça que o criado negro da casa a tenha assassinado, tudo com o conluio da manipulável irmã Cora. A chegada à cidade da bela e rebelde filha de Cora, Emma, só aumenta a confusão.

Doutor T e As Mulheres
(Dr T and the Women, EUA, Alemanha, 2000, 122 min)
Com: Richard Gere, Helen Hunt, Farrah Fawcett, Laura Dern, Kate Hudson, Liv Tyler
Dr. Sullivan Travis (Richard Gere) é um ginecologista de prestígio rodeado de muitas mulheres que ainda vão levá-lo à loucura. No consultório, tem de enfrentar um ritmo alucinante de pacientes que fazem fila na sala de espera e, em casa, a esposa (Farrah Fawcett) apresenta sintomas de uma doença rara, a cunhada (laura Dern) se mudou com as filhas para lá e uma de suas filhas (Kate Hudson) está prestes a se casar. A solução é esfriar a cabeça no campo de golfe, mas acaba se apaixonando pela independente e determinada professora (Helen Hunt).

Assassinato em Gosford Park
(Gosford Park, Inglaterra/EUA/Alemanha/Itália, 2001, 137 min)
Com: Maggie Smith, Kristin Scott Thomas, Ryan Phillippe, Stephen Fry, Clive Owen, Emily Watson
Passada na Inglaterra dos anos de 1930, trata-se da história de um assassinato durante um jantar em que os donos da festa são rodeados por inúmeros serviçais e convidados.

De Corpo e Alma
(The Company, Alemanha/EUA, 2003, 112 min)
Roteiro: Neve Campbell, Barbara Turner
Com: Neve Campbell, Malcolm McDowell, James Franco
Drama centrado num grupo de dançarinos de balé, no qual uma jovem objetiva se tornar a estrela principal. Projeto pessoal da atriz e dançarina por formação Neve Campbell.

A Última Noite
(A Prairie Home Companion, EUA, 2006, 105 min)
Com: Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Kevin Kline, Lindsay Lohan, Virginia Madsen, John C. Reilly, Meryl Streep, Lily Tomlin
Os bastidores do famoso ''A Prairie Home Companion'', um dos mais tradicionais shows de rádio na América em sua última transmissão. O programa, apresentado pelos cowboys cantores Dusty e Lefty, fazia sucesso com a participação de várias celebridades da música.

Serviço:
CCBB – Rio de Janeiro
De 27/5 a 15/6
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada)

CCBB – São Paulo
De 4 a 22/6
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)

CCBB – Brasília
De 10 a 29/6
SCES Trecho 2 Conjunto 22
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
  Francesca Azzi    terça-feira, maio 27, 2008
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ ZUMBIDOS DE CANNES 2008 - OS PREMIADOS
+ Uma sessão de "Indiana Jones e o Reino da Caveira ...
+ ZUMBIDOS DE CANNES 2008 - PARTE 4
+ ZUMBIDOS DE CANNES 2008 - PARTE 3
+ Seu nome é ©Murakami. He is Big! E vende Louis Vui...
+ ZUMBIDOS DE CANNES - PARTE 2
+ ZUMBIDOS DE CANNES 2008
+ Tracer(Robert Rauschenberg, 1925-2008:12/05)1963ól...
+ Plus Tard Tu Compreendras ("Mais Tarde Você Entend...
+ RIOFAN: Os Premiados
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco