ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (Blindness): Filme de Abertura
Em quem acreditar? Primeiro, a reportagem de Rodrigo Fonseca para O Globo:
A citação entusiasmada da imprensa estrangeira, em típica moda deste particular crítico-jornalista, surge na reportagem novamente sem sua fonte de origem. É provavelmente a mesma imprensa estrangeira que, segundo o mesmo Fonseca, havia declarado que a atuação de Bruce Willis em "Nação Fast Food" era a melhor de toda a sua carreira, mesmo que na imprensa estrangeira, sob a pesquisa mais escrota, o leitor não encontrará o menor vestígio de um elogio sequer parecido. Engraçado é que todas as vezes que ele quer glorificar algo, ele puxa a carta da "a imprensa estrangeira é que falou" para tentar adquirir mais respeitabilidade. Fonseca prossegue:
"No papel de Homem da Venda Preta, incumbido de narrar o longa, Danny Glover [...]tem uma atuação impecável sob a direção de Meirelles."
Então por que não recorrer a tal imprensa estrangeira e verificar as derradeiras reações? Decerto, encontramos reações entusiasmadas, mas o consenso geral é bem menos deslumbrado como Fonseca sugere.
"Duas ou três pessoas aplaudiram ao final da cabine de imprensa. A recepção na conferência de imprensa foi silenciosa. O filme, temo, será geralmente [tratado com indiferença] quando estrear e as platéias quase que certamente passarão longe. Eu respeitei 'Ensaio Sobre a Cegueira' -- eu certamente concordei com o que ele quis dizer -- mas não me excitou nem um pouco. Filmes de abertura em grandes festivais são normalmente decepcionantes neste ou naquele nível -- sem graça, ruinzinhos, mais ou menos. Sinto-me mal por estar disendo isto tendo idolatrado 'Cidade de Deus' e muito admirado 'O Jardineiro Fiel'. Mas a verdade é que 'Ensaio Sobre a Cegueira' é somente um pouco mais do que uma decepção." - Jeffrey Wells, Hollywood Elsewhere
(nota: ainda que se faça bastante informativo o texto de Jeffrey Wells, notemos que sua escrita patrocina esta filosofia furada da crítica cinematográfica que se acha capaz de prever o sucesso e o fracasso do filme em fundamentos puramente subjetivos, rendendo à prática crítica esta impressão pública de ser historicamente uma má apostadora, algo que todos deveríamos nos afastar o mais rápido possível, enquanto escritores e leitores)
"A abertura de gala deste ano não nos faz sentir melhor sobre nosso lugar no mundo. 'Ensaio Sobre a Cegueira' pode muito bem ser o filme de abertura mais soturno da história do festival, uma parábola arrepiante sobre o apocalipse, dirigida pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles e tão impressionante ao seu modo como foi o seu sucesso 'Cidade de Deus'.
[...] É um trabalho devastador - um retrato frio de uma pane social que sobretudo mostra como a catástrofe pode inspirar o melhor nas pessoas assim como o pior. Eu dispensaria a narração sábia e suspirada de Danny Glover em cima de cada momento silencioso qualquer, mas de qualquer forma, o filme acerta na mosca." - Xan Brooks, The Guardian
"Adaptando o romance do vencedor do prêmio Nobel, José Saramago, 'Ensaio Sobre a Cegueira' parece uma mistura curiosa de aspirações literárias elitistas com ficção de gênero popularesca; enquanto a Doença Branca se espalha de pessoa para pessoa numa cadeia de conexões e tudo começa a desmoronar, seria fácil dispensar 'Ensaio' como um 'Madrugada dos Mortos' para ouvintes da CBN ou 'Epidemia' para estudantes secundaristas. Meirelles já havia tomado uma abordagem dupla similar antes -- 'O Jardineiro Fiel' é uma excelente crítica das deficiências do capitalismo moderno que também funciona como um suspense forte e cativante -- e mesmo se 'Ensaio' não funciona tão bem quanto aquele filme, é também um caso óbvio de um filme, e um cineasta, fracassando para atingir a marca exatamente por terem estabelecido suas ambições altas demais para eles mesmos." - James Rocchi, Cinematical
"Uma adaptação intermitentemente assustadora mas diluída do romance dilacerante de José Saramago. Apesar de uma performance caracteristicamente forte de Julianne Moore como a figura solitária que mantém sua visão intacta, sendo testemunha triste porém heróica dos eventos ao seu redor, o drama estiloso de Fernando Meirelles raramente alcança a força visceral, a dimensão trágica e a ressonância humana da prosa de Saramago. Apesar do elenco de destaque, críticas moderadas poderão atrair menos olhos que os desejados para esta co-produção internacional." - Justin Chang, Variety
"O ambicioso diretor brasileiro usa todos os truques visuais de seu amplo vocabulário nos desafios inerentes de se criar uma experiência visual a partir da cegueira. O resultado ilumina a aterrorizante situação da personagem central de Julianne Moore, a única pessoa de uma cidade sem nome, capaz de ver os terrores que recaem sobre a própria raça humana cega que os criou. E numa performance que certamente chamará a atenção dos prêmios, a atriz se mostra mais uma vez à altura da tarefa. No entanto, outras caracterizações parecem reduzidas ao que a história é comprimida. Meirelles parece estar lutando para conseguir encontrar o tom certo, e 'Ensaio Sobre a Cegueira' fatalmente perde tensão antes que degenere para a bizarra sentimentalidade do ato final." - Fionnuala Halligan, Screen Daily