blogINDIE 2006


Seu nome é ©Murakami. He is Big! E vende Louis Vuitton dentro do Museu



O japonês Takashi Murakami, 46 anos, comumente chamado de Andy Warhol japonês, levou suas esculturas gigantes para o Museu do Brooklyn em Nova York e tem causado furor com sua arrogante e luxuosa loja da Louis Vuitton montada dentro da sua exposição.



Murakami ficou conhecido nos anos 90 com sua teoria chamada Superflat, um manifesto pós-moderno que colocava em níveis iguais arte, design e a cultura pop, misturando assim padrões da "high" arte, influenciado pelo mangá e pelos animés. Satirizava de leve o vazio da cultura de consumo japonesa. Mas como bom artista japonês que é, Murakami pensava na produção coletiva (não porque se inspirava em Warhol mas por refletir a sua cultura no qual o individualismo é um elemento estranho) e criou um centro de criação chamado KaiKai Kiki - querendo dizer bizarro e elegante.

O Kaikai Kiki atual emprega 100 artistas, animadores, escritores e artesãos com escritório no Japão e dois estúdios nos subúrbios de Tóquio, e um em Long Island no Queens. Ou seja, um big e bem sucedido business no mundo "pós pop" da arte. Alguém já trabalhou lá?(rs)

11 caminhões transportaram da costa leste dos EUA, onde abriu sua exposição ©Murakami, para o Brooklyn, com 90 obras, espalhadas em 18.500 metros quadrados: pinturas, esculturas gigantescas e super coloridas, papel de parede, e um filme de animação de 20 minutos. Seus personagens mais famosos também estão lá Mr. DoB e Mr. Pointy, criaturas de cartoon. Veja as fotos da montagem aqui e fotos da exposiçãoaqui


Mas a vedete da expo é sem dúvida a Loja LV. Com bolsas costumizadas de 1.100 a 2.000 dólares, pochetes para celular por 200 dólares. Algumas peças são exclusivas e foram criadas por ele para a exposição e custam uma média de 6.000 dólares e tem edição limitada.

Murakami está assim questionando as fronteiras entre comércio e arte, e dando continuidade ao seu pensamento Superflat fatura alto, porque apesar da arte ser um bom negócio para muitos nunca o foi de maneira tão explícita e arrojada. Para ele todas as peças são extensão da sua arte. Nem Warhol talvez teria esta coragem.

Falando em Arte e Japão...

Imperdível a exposição Quando Vidas se Tornam Forma: Diálogo com o Futuro BRasil-Japão no MAM- SP. A curadoria de Yuko Hasegawa relaciona no mesmo espaço artistas japoneses e brasileiros de uma maneira muito esperta e única. A exposição é viva, alegre e faz relações que você jamais imaginaria, transportando o Brasil e o Japão para lugares bem próximos, num outro território que se chama criação artística. Dispensável apenas a parte em que a MODA entra na exposição através dos trabalhos de Jum Nakao, Isabela Capeto e Issey Miyake. Ao contrário da loja de Murakami, é apenas uma constatação de que o designer é uma espécie de artista, criador, Ok, mas com aquilo que está lá faltou convencimento, impacto.

A melhor constatação é mesmo que artistas tão díspares como Lygia Clark, Leonilson, Mira Schendel, Oiticica, Cildo Meirelles podem sim ter correspondentes, talvez menos ruidosos ou menos intensamente modernos, no Japão.
  Francesca Azzi    quinta-feira, maio 15, 2008
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ ZUMBIDOS DE CANNES - PARTE 2
+ ZUMBIDOS DE CANNES 2008
+  Tracer (Robert Rauschenberg, 1925-2008:12/05) 19...
+  Plus Tard Tu Compreendras ("Mais Tarde Você Enten...
+ RIOFAN: Os Premiados
+ RIOFAN: Sessões Extra
+ RIOFAN: Avaliação em processo
+ RIOFAN: POP SKULL
+ RIOFAN: MULBERRY STREET
+ RIOFAN: END OF THE LINE
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco