blogINDIE 2006


O Indie e seu público

Muitos jornalistas, amigos e pessoas envolvidas com cinema, comentam que não entendem o fenômeno de público do Indie. Outros comentam que os festivais estão sempre cheios ( nem sempre para ver filmes, não é?) e depois as salas do circuito cultural ficam vazias e para onde vai toda esta gente? Isto, em Belo Horizonte. Mas muita gente também sempre diz que não entende como o Indie, por ter uma programação bem complexa, com filmes de diretores estreantes, muitas novidades, consegue atrair este público. Talvez só uma pesquisa possa responder estas tantas perguntas. Achamos isto e aquilo, mas não temos nenhuma certeza. Olhamos o nosso público com curiosidade e ficamos lá no meio organizando filas, formatos de exibição e sessões junto com os monitores, os porteiros, bilheteiras, técnicos do Usina e da Rain Digital ( que aliás agradecemos muito todo o apoio). A verdade é que não sabemos porquê.

Observamos este ano que o público está cada vez mais jovem, e pensamos que também é natural que seja assim, afinal, teoricamente nosso público inicial já envelheceu 8 anos. Então quem tinha 18 anos em 2001, hoje está com 26 anos, já trabalha, já está com a tarde ocupada, é natural que diminua o ritmo de freqüência. Mas novos garotos estão com 18 e estão lá. É esta renovação que nos interessa, e claro a manutenção também de um público adulto, formado alí.

Não acho que é apenas a gratuidade que torna mais acessível ao público, nem é como diz um jornalista mineiro, uma hipocrisia falar em democracia nos festivais, já que o público seria de classe média (ele também não sabe porque não freqüenta os festivais. Aliás ele nunca foi lá no Indie para ver qual é a cara deste público ( Não foi por falta de convite!). E ele também não fez pesquisa para saber quais as camadas da população são privilegiadas com a entrada franca). Enfim, estamos todos falando sem saber.

O fato é que não interessa apenas que seja um público grande, interessa que seja um público de qualidade que busca conteúdos culturais de alto nível informacional. O Indie nunca se disse democrático quanto a seu contéudo, pelo contrário, a proposta é articular novos contéudos estéticos que não são de fácil assimilação, instigar valores estéticos e éticos que vão além da indústria cultural padronizada e que se encontram fora do mercado/circuito comercial. Enfim, neste sentido, nosso público se mostra sim um público privilegiado, não no sentido de classes, mas de conseguir assimilar conteúdos complexos. Esta é a idéia de formação de público. Apresentar e cultivar o prazer estético, manter uma certa regularidade destes contéudos e permanecer. Talvez esta seja, entre todas, a missão do festival mais importante: permanecer para conseguir formar o hábito, para apostar no futuro de uma cidade onde o cinemas de ruas e o cinema cultural está quase desaparecendo.


Veja então, o público do Indie deste ano!












Fotos: Alexandre C. Mota ( Aldeia Fotografia e Imagem)
  Francesca Azzi    quarta-feira, outubro 15, 2008
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Um cinema de garagem, um GibiO cinema (apesar de s...
+  How to Be é a cara do IndieSão 5:50. A sala está ...
+  O pungente Loren Cass abre as sessões do Indie 20...
+ O que um diretor de cinema quer dizer para o públi...
+ Novo filme de Philippe Garrel abre Indie 2008 em B...
+ A programação do INDIE 2008 está no ar!O site do f...
+ Para cada nova criação do Indie, uma narrativaAs p...
+ nem tanto assim meu coração está instávelolhei da ...
+  Zeta Filmes e SESC SP lançam novo circuito para f...
+ o indie vai ser! o indie será!Algumas pessoas tem ...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco