Eu fiquei pensando sobre o que falar aqui no blog hoje, e estava fraca de idéias. Resolvi lançar mão de uma ferramenta que uso muito para me inspirar no trabalho diário. Estou falando de um addon do Firefox chamado Stumble Upon. Se você usa o navegador, é só baixar e instalar em um minutinho. Depois você escolhe uma entre as inúmeras categorias, clica em Stumble e pronto, um site bacana aparece de presente para você.
Resolvi procurar pela categoria independent film. Alguns sites interessantes apareceram mas o que mais me chamou atenção foi o Steal This Film. Além de ser bonito ele toca no assunto do momento que é a troca de arquivos online. Eu presencio discussões quase diárias sobre qual será do futuro da indústria cultural e vejo muita gente tentando segurar o que já é inevitável.
Mas ao mesmo tempo fico feliz quando encontro gente como o pessoal do Steal This Film que está tentando discutir a melhor forma de se adequar a esse novos e indefinidos padrões. No site eles disponibilizam um documentário que estão produzindo sobre este assunto, mas por enquanto só a parte 1 está pronta. Ainda estou fazendo o download, então não posso dizer se ele é bom, mas me pareceu bastante recomendável, ainda mais depois de ler o resumo deixado em uma wiki oficial.
A primeira parte tem o foco no site Pirate Bay que é um banco de torrents de arquivos de música, vídeo e software. A segunda parte ainda está sendo feita e pretende conversar com personagens importantes e atuantes como Adam Curtis e Seymour Hersh.
Não deixe de roubar esse filme.
Bel Furtado