CANNES 2007: Tarr! Van Sant! Akin! Karuse! Chang-dong! Assayas! Kar Wai!
Isso é que dá ficar acordado até tarde: em vez de ter um bom sono, você acaba tendo pesadelos ao flagrar Adriane Galisteu e um socialite capenga do RJ (agora contratado do SBT devido às intervenções de um apresentador da casa, também... "emergente") discutindo cinema e ter que ouvir que tal socialite - que faz questão de ir ao Oscar com seu namorado gordo todos os anos - agora privilegia o Festival de Cannes porque é "menos pretensioso e a Croisette é muito chique."
Saber que o Festival é tão mal freqüentado fica mais fácil para nós, que acompanharemos de longe os disse-me-disses da competição, anunciada hoje após um bom número de especulações acertando na mosca. Ficaram de fora alguns dos mais aguardados, como "Youth Without Youth" (fontes já haviam dito que era impossível o filme ficar pronto a tempo) e boas surpresas se mantiveram secretas até o final. Lista da Competição Oficial segue abaixo, tirada do Press Release (será updateado com a Director's Fortnight, a Semana da Crítica e Un Certain Regard ao longo do dia):
CANNES 2007: Seleção Oficial
Filme de Abertura: "My Blueberry Nights," Hong Kong, Wong Kar Wai
Filme que Passa a Vassoura: "The Age of Darkness," Canada, Denys Arcand
Em Competição:
"Une Vieille Maitresse," França, Catherine Breillat ("beba... beba o sangue do inimigo", para quem se lembra da antológica cena do chá de O.B. usado)
"Les Chansons d'amour," França, Christophe Honoré (tentativa da Cahiers du Cinema de estabelecer um crítico-auteur. "Ma mère" é horripilante, mas é curioso. ainda não vi "Dans Paris", mas me dizem que é masturbação de teórico de cinema)
"The Diving Bell and the Butterfly," França, Julian Schnabel
"Auf der anderen Seite des Lebens," Turquia, Fatih Akin (de "Contra a Parede", muito bom)
"No Country For Old Men," EUA, Irmãos Coen
"Zodíaco," EUA, David Fincher (salvo das cinzas da sessão xêpa do festival)
"We Own the Night," EUA, James Gray (um dos grandes diretores atuais, Gray extrapola Scorsese CITANDO Scorsese)
"Mogari No Mori," Japão, Naomi Kawase (quero)
"Promise Me This," Sérvia, Emir Kusturica (dispenso)
"Secret Sunshine," Coréia do Sul, Lee Chang-dong (quero)
"4 luni, 3 saptamini si 2 zile," România, Cristian Mungiu (depois que Seu Lazarescu morreu, a România virou freguês)
"Tehilim," França, Raphael Nadjari (de "Viva Argélia")
"Stellet licht," México, Carlos Reygadas (feio=mau, bonito=bom naquela merda reducionista "Batalha no Céu" que é ÓBVIO que os críticos americanos adoraram)
"Persepolis," França, Marjane Satrapi and Vincent Paronnaud
"Import/Export," Austria, Ulrich Seidl
"Alexandra," Rússia, Alexander Sokurov (e eu ainda tenho que ver "Solnste")
"Death Proof," EUA, Quentin Tarantino (a versão sem cortes)
"The Man From London," Hungria , Bela Tarr (me dá, me dá, me dá)
"Paranoid Park," EUA, Gus Van Sant (quarto filme da nova fase do Van Sant... ele tem dado sorte com os números ímpares)
"The Banishment," Rússia, Andrey Zvyagintsev (retornando de "O Retorno" finalmente)
FORA DE COMPETIÇÃO
SESSÕES DE GALA
"Sicko," EUA, Michael Moore (pffft...)
"Ocean's Thirteen," EUA, Steven Soderbergh (pfffzxxttt....)
"A Mighty Heart," EUA, Michael Winterbottom (com Angelina Jolie, pfhtyrzxwwwsstttt...)
Bernardo Krivochein