O Medo do Goleiro Diante do Pênalti - Um Ensaio Visual
Aqui estou eu, pensando num futuro ensaio sobre o seriado "Friday Night Lights" - a coisa mais intrigante a surgir na televisão desde "The Wire" - e lembrei-me do filme original. Comecei a rascunhar um pensamento: a de que o final do filme "Friday..." e de vários outros que seguiram ("Somos Marshall", "Invencível"...), vistos sob a luz do 11 de setembro, nada mais eram do que a antecipação da máquina ideológica de Hollywood preparando o público para o fato que o país perderá a Guerra no Iraque: os heróis perdem (ou seja: os soldados morrem) e, ao contrário do que se esperaria no país do "sucesso ou morte", o povo acaba por celebrar (por obrigação patriótica) sua própria derrota. O esforço acima do resultado.
Mas algo simplesmente não estava certo nesse raciocínio.
Você não precisa concordar comigo, mas após o ataque às Torres Gêmeas sinto que sobre todos os blockbusters paira um clima pesado, uma atmosfera carregada, soturna, mórbida. Para muitos, isso é até bom porque supostamente substancializa o que seria entretenimento rasteiro, dispensável. Não acredito em nenhum momento que a sobriedade que assola as atuais adaptações de quadrinhos e até clássicos infantis (o clima dos filmes do Harry Potter para mim deveriam dar pesadelo em qualquer criança) confira alguma relevância maior para as obras. Sinto, inclusive, que os produtores hollywoodianos encontraram no pesar, no luto mais um filão para atrair platéias. E que "Friday Night Lights" estava fora disso, mesmo compartilhando da angústia da derrota, da humilhação: o filme de Peter Berg, ao contrário dos demais, é humanista, sente pelos pobres "soldados" jogados à contragosto num circo ridículo (e o filme aborda o futebol americano com um misto de jocosidade e deslumbre) e obrigados a sacrificarem suas vidas. Os filmes restantes? Niilismo politicamente correto, alimentados pelo medo crescente dos EUA, que cada vez mais se percebem sozinhos no cenário mundial.
Mas deixe os fatos falarem por si mesmos. Aqui vai uma coleção de cartazes de filmes recentes nesse pós-11 de setembro. Veja se você consegue encontrar neles um certo tema recorrente:
E para quem não sabe ou não se lembra, este é o cartaz do filme "Friday Night Lights":