O INDIE 2008 - MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL terminou nesta última quinta-feira, dia 16 de outubro. Nesta oitava edição, durante sete dias, o INDIE teve mais uma vez uma grande presença do público alcançando 12.758 mil espectadores. Foram exibidos 134 filmes, sendo 72 inéditos no país, produções de 17 países, em 121 sessões.
O INDIE 2008 – MOSTRA DE CINEMA MUNDIAL teve patrocínio da Oi, apoio da Contax e Oi Futuro com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte. Uma realização da produtora Zeta Filmes.
Numa edição marcada pelo cinema independente, autoral e, principalmente, pela produção de uma nova geração de realizadores, o INDIE 2008 dividiu sua programação em sete programas. Entre eles, os já tradicionais Mostra Mundial, Indie Brasil e Música do Underground. Além dos programas especiais que foram Nippon Connection on Tour dedicado ao audiovisual contemporâneo japonês; Nova Escola de Berlim que exibiu os novos expoentes do cinema alemão; e a Premiers Films que trouxe cinco realizadores franceses estreantes.
Entre os sucessos de público este ano ficaram filmes como Joy Division, Anywhere USA, A Fronteira da Alvorada, Como Ser, O Silêncio de Lorna e o mineiro Tomba Homem que teve direito a sessão dupla. Todas as sessões tiveram entrada franca e foram realizadas no Usina Unibanco de Cinema e Cine Humberto Mauro.
O INDIE 2008 segue agora, pela segunda vez, para a sua versão paulistana. Durante os dias 6 a 12 de novembro, no CINESESC, uma parte da programação do Indie, com cerca de 28 filmes, será exibida em 34 sessões, numa realização conjunta com o SESC SP.
O nona edição do INDIE acontecerá em outubro de 2009.