
Primeiro longa da subdivisão de terror da Fox, a Fox Atomic, "Turistas" é dirigido por John Stockwell ("Gostosa Loucura", "A Onda dos Sonhos", "Mergulho Radical" e intérprete do jock Dennis em "Christine") e estrelado por Josh Duhamel (seriado "Vegas"), Melissa George ("Horror em Amityville"), Desmond Askew ("Vamos Nessa") e Max Brown. No filme, um grupo de turistas de primeiro mundo confrontam o terror de estarem no terceiro mundo. O trailer anuncia o Brasil como um lugar onde "qualquer coisa vale" e acusa que os personagens serão vítimas de algum esquema ilegal de tráfico de órgãos. Para quem gostou de "O Albergue", taí mais uma dose de xenofobia norte-americana bem no quintal da sua casa. E você ficar putinha, bem feito pra você deixar de ser idiota.
(estava quase duvidando da minha posição do filme quando um dos editores do site CHUD também constatou a xenofobia - só que positivamente... bem, pelo menos estamos na mesma página)
Já que "Turistas" já vem causando alguns protestos por aqui por razões óbvias, minha perspectiva é a seguinte: não protestem. O filme é mais um sintoma do horror que os EUA tem da liberdade dos outros e, ao permitir que as pessoas se emputeçam sozinhas, elas poderão encasquetar num embargo (temporário, óbvio - essas coisas nunca duram) contra o produto hollywoodiano e, assim, abrir uma janela para que "Naisu No Mori" passe comercialmente - olha só que ótimo. E. pra falar a verdade, não é a primeira vez que o Brasil faz as vezes de país do mal. Os italianos sempre acharam que aqui é a embocadura do capeta: "Holocausto Canibal", "Fêmeas em Fuga", "Cannibal Ferox" ou qualquer outro filme exploitation estrelado pela saudosa Suzanne Carvalho (curiosidade: ela está viva e é dona de uma pista de kart - bacana, né?).
Não estou falando para ignorarmos, nem ficarmos passivos perante ao filme - a polêmica de dimensões muito notáveis só alimentará o desejo de mais pessoas o assistirem (e "Turistas" tem tudo para ser um sucesso de qualquer jeito, até porque tem um ponto de partida bastante funcional no terror - estar longe de casa sem saber como voltar), só digo para sermos mais criativos caso queiramos embargá-lo. Ou você acha que neguinho queimou a bandeira da Dinamarca quando "Dogville" foi lançado nos EUA? Depois, em qualquer caso o filme vira um sucesso, rende continuação, os filhos da puta são obrigados desembocando mais dinheiro por aqui e todo mundo fica feliz. Eu, enquanto habitante do RJ, odeio turista mesmo, que tratam o lugar como se fosse uma extensão sem lei dos EUA, comem das nossas putas e cagam nas nossas praias porque sabem que não têm que responder a isso mesmo (eles não são daqui, ora!), por mim se "Turistas" matar o turismo, especialmente o carioca, e afugentar os leites azedos que ficarão com muito cagaço de sair de Minnesota, melhor. Menos trânsito.
Ou melhor ainda: quando sair, baixe a versão pirata, já que aqui vale tudo mesmo.
Veja o clipe em: http://promotions.foxatomic.com/trailers/turistas_clip_rocks.mov
Site: http://www.myspace.com/turistasmovie