blogINDIE 2006



Carneiros, estrelas e listas...

Em noites de insônia eu não conto carneirinhos... eu conto filmes, atores, atrizes, diretores. Faço o meu personal adedanha cinematográfico. A maneira de jogar não é muito clara, afinal eu torço pra perder sempre... e dormir. As regras são caóticas e mudam com o meu humor insone ou como um córtex cerebral, já afetado pela tintura do Jaça, do Silvio Santos. (parêntesis necessário: eu não conheço ninguém que muda tanto as regras de um jogo como aquele ser... no ar com milhares de espectadores...) Mas compartilho esta fórmula de dormonid genericamente cinematográfico aqui e quem sabe assim me livro desta obsessão. Me ajudem a fechar algum ciclo de algumas destas listas malucas, porque uma vez fechadas eu posso até esquecê-las.
Posso começar mais ou menos assim: Um Dia Muito Especial, Dois Anjos, Três Enterros, Quatro Casamentos e Um Funeral, As Cinco da Tarde, Seis Dias, Seis Noites, Os Sete Gatinhos, O Oitavo Dia, Nove Semanas e Meia de Amor, Dez, Onze Homens e Um Segredo, Os Doze Macacos, Aos Treze, 14 Juilett, 15 Minutos, 16 Quadras, ... e acaba invariavelmente com 101 Dálmatas. Esta é uma lista fechada contida e quase sempre repetitiva.

Esta lista pode ser substituída na seqüência pela dificílima relação de nomes de atores e atrizes com as letras iniciais do nome e do sobrenome iguais: Anouk Aimee, Brigitte Bardot, Claudia Cardinale, Doris Day, com E não lembro de nenhum, Frances Farmer, Greta Garbo, Helen Hunt, terminando invariavelmente com Zaira Zambelli – tudo bem apelei, mas ela brilhou ao lado de Fábio Junior no adorável Bye Bye Brasil do Cacá Diegues nos idos de 1980. Tenho muito cuidado com esta lista porque ela pode me vencer pelo cansaço, ou pela obsessão de preencher as vagas impossíveis na letra E, I ... aí não durmo nem que Susan Sarandon sutilmente sugerisse sedativos...

Outra possibilidade é pensar na“primeira vez que”. O filme que me lembro de ter visto pela primeira vez no cinema foi Dr. Dolittle. A primeira vez que eu vi um filme do Fellini foi no Cine Pathé: Amarcord. A primeira vez que eu vi um filme proibido para menores de 18 anos foi em 1978: A Dama do Lotação. O primeiro documentário que eu vi foi Corações e Mentes. O primeiro (e único) filme em 70 mm que eu vi foi Sete Noivas Para Sete Irmãos. A primeira vez que eu vi uma estrela de cinema de verdade foi em Veneza (a atriz era Nicole Kidman). O primeiro filme-catástrofe que eu vi foi Inferno na Torre. A primeira vez que eu chorei no cinema foi com O Morro dos Ventos Uivantes. A primeira vez... foi intensa e foi tarde...
  Eduardo Cerqueira    sexta-feira, novembro 24, 2006
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Imagem do Outro 3Sexo, drogas e punk rock. Este é ...
+ Imagem do Outro 2Já há alguns anos a Bienal de São...
+ Imagem do outroNos anos 80 e início dos 90 a fotóg...
+ "Hot Fuzz": Revelado novo pôster oficialNo vídeo d...
+ "Midnight Meat Train": Ryuhei Kitamura dirigirá ad...
+ Miike! Tarantino! DJANGO!O jornalista Don Brown pu...
+  8 Films To Die For: Mostra de Filmes de Terror Su...
+ Ferramentas perigosasCheguei ao trabalho hoje às 9...
+ Matar a mãe ou ser morto por ela?Logo na entrada d...
+ Dos EngraçadosUm ponto em comum dos “filmes mais e...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco