"Midnight Meat Train": Ryuhei Kitamura dirigirá adaptação do conto de Clive Barker
Ryuhei Kitamura estava quase se transformando numa nova versão de John Woo: vários anúncios de projetos, pouca coisa concluída. O diretor japonês ganhou corações mundo afora com "Versus", "Azumi" e partiu o público bem no meio com a última investida de Godzilla nas telonas ("Godzilla: Final Wars" que foi exibido no Indie 2005 - só fui ver muito tempo depois e devo dizer que amei) tem ainda alguns filmes na valise a serem lançados ("LoveDeath"), mas está confirmadíssimo na direção de "Midnight Meat Train" (ou Trem de Carne da Meia-Noite, como foi traduzido por aqui), conto de Clive Barker ("Hellraiser") publicado nos "Livros de Sangue: Vol. 1" (Ed. Civilização Brasileira). A produção fica a cargo da Lakeshore Entertainment e marca a estréia de Kitamura nos EUA. O poster - legal pra cacete, não? - acima foi o método para influenciar investidores internacionais no último American Film Market.
O que é o que Kitamura vem procurando há muito tempo. Crítico ácido do cinema japonês, com o qual não concorda e não se identifica, Kitamura largou o colégio levantando a voz para a professora: "dane-se tudo isso! Eu vou ser diretor de cinema!", apenas para imediatamente se inscrever numa escola de cinema na Austrália. Retornou ao Japão e se transformou no diretor conhecido de hoje em dia. Na primeira temporada da série do réporter Johnathan Ross para a BBC sobre o cinema asiático, "Asian Invasion", podemos encontrar um Kitamura soltando os cachorros em cima de seus contemporâneos.
Ainda não li o conto de Barker (na realidade, li muito pouco Barker na vida), mas pretendo mudar isso. Fato é que não considero o primeiro "Hellraiser" nenhuma obra-prima e que envelheceu super mal. A melhor adaptação de uma história de Barker para mim continua sendo o super injustiçado "O Mistério de Candyman", de Bernard Ross - que puta filme. Aliás, que puta trilha sonora, já que estamos no assunto. "Midnight..." conta as peripécias de um fotógrafo investigando o "Açougueiro do Metrô". Me relembra o "Plataforma do Medo" que só eu gosto (tudo bem, gosto da seção intermediária do filme). O encontro do estilo híper kinético de Kitamura com as perversões de Barker vai dar caldo? A saber em 2008... só em 2008?!?