blogINDIE 2006




"Linda Linda Linda" de Yobuhiro Namashita e "Glue" de Aléxis dos Santos no XIV Festival Mix Brasil

referência: Kaiju Shakedown

Se você sobreviver ao deboche de alguns títulos do catálogo, tais quais "Secando o Bofe", "Eu sou Boy" e "Basfond à la Turca", a programação do XIV Mix Brasil traz algumas gratas surpresas.

O festival intinerante (9/11 a 19/11 em SP, 21/11 a 3/12 no Rio e 30/11 a 10/12 em Brasília) nessa edição pescou um peixão: "Linda Linda Linda" de Yobuhiro Namashita, uma febre no último New York Asian Film Festival, no Hawaii Int'l Film Festival, em Melbourne, em Seatlle, enfim, no mundo inteiro. A fita, que também participou do Festival do Filme Gay e Lésbico (pode ser os dois ao mesmo tempo?!?) de Londres, segue as desventuras de um grupo de estudantes japonesas que formam uma banda de rock para participar de um festival. Sem vocalista, elas recrutam uma outra estudante. Tudo estaria perfeito, caso ela não fosse coreana (Bae Du-na, a mesma atriz de "The Host") e não soubesse uma palavra em japonês.

Este é o filme de maior sucesso de Yobuhiro Namashita, diretor cujos trabalhos de menor orçamento chamaram a atenção da crítica por onde passaram. No último Indie 2006, ele teve seu filme anterior, "Cream Lemon" exibido na mostra Japão Cult. Não acredite em mim quando digo que "Linda Linda Linda" é bom. Acredite, por exemplo, no New York Times (o filme está sendo exibido nos EUA em circuito limitado antes do lançamento em DVD pela VIZ Video):

"Se um filme sobre estudantes japonesas guitarristas não estiver na sua lista de tarefas para esse fim de semana, você poderá estar perdendo um dos maiores prazeres inesperados do ano."

Ou acredite na Time Out New York:

"A ode saudosista de Nobuhiro Yamashita às colegiais, garage rock e o odor do espírito adolescente (NT: precisa de NT?) tem o efeito de uma onda de endorfina mesmo quando emprega uma atitude nonchalant e um ritmo deliberado... imagine engolir toda a obra de Jarmusch junto com seis latas de Jolt... Narcóticos Pop simplesmente não são mais puros do que isso."

Outro título digno de atenção é o agraciado com o Fundo Hubert Bals e estreado no Festival de Rotterdam no começo de 2006, "Glue (Historia Adolescente en Medio de la Nada)" do argentino radicado no UK Aléxis dos Santos. Estou ansioso desde o começo do ano para assisti-lo, mas imaginava que não teria a oportunidade.

Numa cidade no meio do deserto da Patagônia, três adolescentes com os hormônios enfurecidos experimentam a iniciação sexual, drogas e afins em grupo. E Violent Femmes na trilha, também. Filmado em DV, "Glue" tinha apenas 17 páginas de roteiro quando foi filmado. Dos Santos realizou um workshop experimental com os jovens atores - ao que parece, estão muito bem no filme - e a partir disso, tentou capturar o espírito dos conflitos de quando se está crescendo. "Glue" é também destaque segundo os programadores do próprio Mix Brasil.
  Bernardo Krivochein    sexta-feira, novembro 10, 2006
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ As meninas-mulheres-bonecas da artista japonesa Ta...
+ Há um trecho no começo de "Sans Soleil" onde a nar...
+ Olhe e reflita (sem censura) sobre os desenhos do ...
+ Prateleira - Edição de 6/11Com o lançamento de "Os...
+ Eu fiquei pensando sobre o que falar aqui no blog ...
+ Vale: Vozes e VisõesPessoal. Aproveito o blog para...
+ HOLOCAUSTO CANIBAL: Exibição, Deodato e Remakefont...
+ Há VagasEu montei um museu de cinema dentro da min...
+ Como fazer performances rejuvenesce!Últimos dias p...
+  O Campeão da Semana"Logo após ligarem para o Cont...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco