blogINDIE 2006


A Trilogia Secreta



Outro dia eu estava assistindo a "Os 12 Macacos", do Terry Gilliam, um ótimo filme que eu não via há muito tempo. Eu não lembrava, por exemplo, que tinha uma cena onde o Bruce Willis se esconde em um cinema para tratar de um ferimento (aliás tem algum filme do Bruce Willis onde não tenha uma cena onde ele trata de um ferimento?). O filme que está passando no cinema é "Vertigo", de Alfred Hitchcock. Aparece uma cena relativamente comprida, com falas e tudo mais. Bruce Willis diz: "Eu me lembro desse filme, eu vi quando era criança". Estranho aparecer um outro filme dentro do filme, por tanto tempo, e o personagem principal ainda falar nele...

Enquanto isso, no universo paralelo, eu estou baixando da internet todos os filmes do cineasta francês Chris Marker que eu encontro pela frente. Inclusive um tal de "La Jetée", curta cultuado de ficção-científica com uma estória muito peculiar: em um futuro distante, a Humanidade envia de volta ao passado um homem que deve tentar impedir a guerra nuclear que dizimou o planeta. Um homem que tem lembranças de infância que podem lhe ajudar...

Mas espera aí, por acaso não é essa a estória de "Os 12 Macacos"? É sim. Aliás no iMDB tá escrito que é um remake, e o Chris Marker - documentarista experimental que não costuma aparecer na mesma camada de realidade que o Bruce Willis - é citado como um dos roteiristas por ter escrito a história original.

Bom... se "Os 12 Macacos" é um remake de "La Jetée"... o que é que o "Vertigo" está fazendo lá?

É muito simples, meus amigos: "La Jetée" foi inspirado por "Vertigo". Não necessariamente pelo filme inteiro, mas por uma cena muito específica - aquela mesma que o Terry Gilliam colocou o Bruce Willis para assistir no cinema.

E eu fico me perguntando: como é que as pessoas estudavam cinema antes de existir o iMDB? Que horror.

Mais um mistério desvendado, posso voltar para minha tumba. Boa noite.
  Locadora do Werneck    sexta-feira, novembro 17, 2006
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ A casa, o falafel, o larDebruçada sobre meu livro ...
+ Muitos conceitos para o filme no FluxusO Fluxus 20...
+ Como curar a ressaca com a CherSe você está pensan...
+ "Linda Linda Linda" de Yobuhiro Namashita e "Glue"...
+ As meninas-mulheres-bonecas da artista japonesa Ta...
+ Há um trecho no começo de "Sans Soleil" onde a nar...
+ Olhe e reflita (sem censura) sobre os desenhos do ...
+ Prateleira - Edição de 6/11Com o lançamento de "Os...
+ Eu fiquei pensando sobre o que falar aqui no blog ...
+ Vale: Vozes e VisõesPessoal. Aproveito o blog para...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco