No cinema 1+1=3. Esta é a lógica da montagem que faz tudo ganhar sentido no filme. O jogo da justaposição, de associar as imagens, conjugando-as continuamente, elabora a noção de narrativa, temporalidade e espacialidade no cinema. A primeira vez que assiste ao “Encouraçado Potemkin” - em uma sessão em 16mm que ajudei a organizar no Centro de Estudos da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG em 1983. Nesta época era uma raridade, pois o filme havia sido banido pela ditadura e, obviamente, não havia ainda a indústria do VHS - fiquei impressionado como todo o princípio cinematográfico estava condensado naquele filme. E a montagem era tudo! A inversão desta maneira de organizar a seqüência das imagens foi definitivamente realizada pelos videoartistas. A ferramenta eletrônica veio permitir ao realizador compor a narrativa numa estrutura vertical, não-linear. E o mesmo arrebatamento que tive com Eisenstein, fui ter ao assistir o "Global Groove" de Nam June Paik, alguns anos mais tarde. No vídeo 2+2=5.