...mas é como se fosse competitiva. Pessoalmente, festival sem filme de gênero, especialmente terror, é o fim - e muitos diretores desses eventos se rendem aos conceitos estabelecidos por uma certa intelligentsia, aí o freqüentador tem aquela overdose de filme cabeçudo e perde o paladar diferenciador entre o que é bom e o que é uma merda pretensiosa. Só na função de limpadores de paladar, o filme de gênero já justifica sua função - mas a gente sabe que é muito mais do que isso.
Terminado esse plugue autopromocional, vamos aos títulos:
- Além de "Teeth" e "Joshua", são mais duas as entradas de cinema de terror na mostra Midnight: "Fido" (Andrew Currie), produção canadense sobre um zumbi de estimação com distribuição garantida pela Lionsgate, e o independente "The Signal" (Dave Bruckner, Jacob Gentry, Dan Bush), sobre uma onda de psicopatia em uma sociedade influenciada pela mídia após a transmissão de um sinal maléfico.
- Katsuhiro Otomo ("Steamboy", "Akira"), mestre da animação japonesa, apresentará seu novo filme, "Bugmaster", baseado num mangá sobre um médico que combate criaturas infectadas por um vírus.
- "Smiley Face" é o novo filme de Gregg Araki ("Mistérios da Carne", "Geração Maldita", "Splendor"), a ser exibido na Midnight.
- Crispin Glover apresentará seu segundo filme: "It Is Fine! Everything Is Fine", baseado nos relatos de Steven C. Stewart, portador de parilisia cerebral, em relação ao mundo e especialmente às mulheres; Glover estrela "River´s Edge" (Juventude sei-lá-o-quê, aqui no Brasil, VTI Vídeo), que será apresentado em retrospectiva no mesmo festival. Adoro esse filme - pai de "Conta Comigo", "Mean Creek", "12 and Holding" e tantos outros envolvendo cidades do interior, jovens e cadáveres.
- "Delirious", o novo filme de Tom DiCillo ("Vivendo no Abandono", "Johnny Suede", "Uma Loira de Verdade").
- Estréias na direção: o ator Justin Theroux ("Mulholland Drive", "Six Feet Under"), com "Dedication"; a atriz e linda Sarah Polley mandando ver "Away From Her"; o ator e roteirista Mike White com "Year of the Dog"; e o irmão de Gwyzsutirneth Paltrow, Jake, dirigindo "The Good Night" com elenco mega-estelar retirado da agenda de telefones da irmã, suspeito (ué,tá mais do que certo, tem que fazer por onde).
- Hal Hartley retorna à direção com "Fay Grim", continuação de "As confissões de Henry Fool"! Steve Buscemi (por que ninguém falou por aqui do ótimo "O Solitário Jim"?) retorna à direção com "Interview", remake do filme de Theo Van Gogh! O diretor de "Hustle & Flow", Cragi Brewer retorna à direção com o pulp "Black Snake Moan" (pro qual Christina Ricci se produziu um ensaio erótico e enviou para o diretor para convencê-lo a dar-lhe o papel)!
- Esse não é novidade, já foi mega elogiado no Twitch, mas estou me mordendo de vontade de assistir: "Reprise" de Joachim Trier.
Entre muitos outros, incluindo-se aí alguns títulos já exibidos em festivais daqui ("Offscreen", "Zidane", "Red Road", etc.) e muitos outros a serem descobertos. Para ver a lista completa, é aqui.