A lista completa da próxima edição do Festival de Sundance (18-28 janeiro próximo) em Park City, EUA para as competições de narrativas dramáticas e documentais, tanto nacional e internacional, foi liberada hoje pela produção, restando apenas a liberação dos títulos das mostras Premiere, Spectrum, Novas Fronteiras e a melhor de todas, a Midnight, programada para amanhã.
Geoffrey Gilmore, diretor do festival e pai de Lorelai, afirma que este é um momento crucial para o cinema independente, que se revela mais interessado no engajamento do que nas inovações, sabe-se lá técnicas ou narrativas. Ele louva a produção inependente que se expandiu pelo mundo inteiro, o que se revela na diversidade de línguas e culturas presentes nas obras - a gente só pode ligar esse aumento na produção independente mundial ao barateamento da maquinária e as facilidades na disseminação das obras. Ironicamente, o festival se expandiu para um shopping alguns quilômetros de Park City, uma sala que só exibe 35mm, sem infraestrutura para um cinema em que o digital impera. Oops. Nada que não seja facilmente resolvido.
Entre as seleções, dois brasileiros: "Acidente" de Cao Guimarães e Pablo Lobato e "O Cheiro do Ralo" de Heitor Dhalia, além de "Snow Angels", novo filme de David Gordon Green ("Contracorrente", "George Washington") e estrelando Amy Sedaris de "Strangers With Candy", "The Legacy" de Gela e Temur Babluani ("13- Tzameti", dirigido por Gela, é um dos filmes mais bacanas que assisti em 2006), "La Faute à Fidel" estrelando Julie Depardieu e o italiano Stefano Accorsi, o primeiro longa de ficção de Zoe Cassavetes após o ótimo docu "Z Channel - A Magnificent Obsession" e um tal de "Teeth" que sôa bem interessante.
O filme de abertura será o documentário "Chicago 10" de Brett Morgen, de "O Show Não pode Parar", sobre os protestantes anti-guerra que entraram em confronto com a polícia em 1968.