A solução para muitos (ou alguns) indies #2
Complementando a notinha do Bernardo abaixo, sobre os indies americanos duas coisas:
1- A indieWire, que todo ano faz uma lista de filmes chamada "Undiscovered Gems"( poderia traduzir como "Pérolas (não)descobertas"...), este ano, com o patrocínio do New York Times e do Emerging Pictures ( uma espécie de Rain Digital ou coisa que o valha...) e com o apoio do California Film Institute e do Sundance Channel, está exibindo 8 longas independentes em vários cinemas pelos Estados Unidos, que não foram distribuídos comercialmente . Entre eles estão, além do "Four Eyed Monsters", o último do Jem Cohen "Chain", "Puffy Chair", "Red Doors", "Mutual Aprecciation", "Room", "Human Touch" do Paul Cox, e "Massaker". Isto também é um bom caminho para filmes que não conseguem chegar as salas de exibição comercial. Todos em digital, claro.
2- Veja a lista dos indicados ao Spirit Awards com seus próprios olhos e entenda que os limites entre o cinema independente e o cinema industrial/comercial/produzido nos grandes estúdios americanos é uma linha bem frágil. Muitos nomes em comum aos dois lados, e muitos nomes que já representaram, no passado, um "espiríto indie". Por exemplo, competem como melhor diretor, na mesma categoria, Robert Altman e Steven Soderbergh e a atriz e diretora quase novata Karen Moncrieff ( que dirigiu "Blue Car" que vc pode encontrar em DVD e agora está com o "The Dead Girl" com Toni Collete ( foto)), lado a lado. Dos competidores a melhor filme, apenas "Pequena Miss Sunshine" estreou por aqui. Ah! E o "Four Eyed Monsters" está concorrendo ao John Cassavetes Awards e melhor fotografia. O talento de Arin Crumley e Susan Buice, acho eu, vai longe.
Mais uma: o filme "Acidente" de Cao Guimarães e Pablo Lobato foi selecionado para a competição de documentários do World Cinema do Sundance Film Festival 2007! ( Veja os selecionados). "O Cheiro do Ralo" de Heitor Dhalia também, só que na competição dramática da categoria World Cinema.
(Francesca Azzi)
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