blogINDIE 2006



Quem são The Lonely Island

Com a entrada de Andy Samberg, Akiva Schaffer e Jorma Taccone no staff, o programa Saturday Night Live ganhou uma energia há muito desaparecida pela entrada e saída de colaboradores de humor questionável (como Horatio Sanz e Colin Quinn). Aposta de risco do produtor do show, Lorne Michaels, que não apenas abrigou o trio como permitiu a inserção de um novo quadro: os curtas-metragens do SNL (SNL Digital Shorts), atualmente o mais bem sucedido do programa (embora o Weekend Update seja bastante sólido). Samberg, Schaffer e Taccone formam o grupo The Lonely Island - mas como eles vieram a se tornar conhecidos?

Pela Internet. A trupe, original da Califórnia, mudou-se para New Jersey onde convocaram amigos para estrelarem os pequenos curtas que disponibilizariam pela webpage oficial. Paralelamente, os membros do grupo se empenhariam em shows de stand-up comedy ou na produção de vídeoclipes para terceiros, o que ajudaria a promover o seu trabalho. O sucesso chamou a atenção primeiramente dos canais Fox e MTV, para os quais fizeram o piloto de "Awesometown", apenas para serem rejeitados, tanto por um quanto por outro.

É compreensível a rejeição: "Awesometown" é um anti-programa. Enquanto alguns quadros dão continuidade, o restante é um bando de sketches e intervenções desorganizadas, independentes, mas igualmente engraçadas. É um programa estranho, mas cativante, uma colagem de referências pop atemporais (algumas extremamente obscuras e ultrapassadas) escolhidas sob o signo do colapso e/ou convergência de gostos.

Não deu outra, o piloto foi para a Internet, integrado ao catálogo de curtas (a animação "Nintendo", que transforma o inesquecível sidescrolling "Kung-Fu" numa trama de assassinato) e paródias de séries teen ("The 'Bu", paródia de "The O.C.", que, com sua trama gradualmente absurda e nonsense, previu acidentalmente o "subir no telhado" de sua fonte de inspiração) e virou febre entre os universitários americanos. A palavra se espalhou, chegando ao conhecimento de Lorne Michaels e o resto já é história. Através da exibição do primeiro Digital Short, "Lazy Sunday" (uma ode à experiência de se ir ao cinema em Manhattan, cantada em forma de gangsta rap burguês), The Lonely Island transformou o pequeno fenômeno da Internet em febre nacional.

Agora, o trio se prepara para o lançamento de "Hot Rod", o primeiro longa-metragem dos rapazes (dirigido por Schaffer, com Samberg no papel principal e os amigos no elenco, e produzido por Michaels) sobre um dublê que pretende saltar o Snake River numa motoneta para conquistar o amor do padrasto (interpretado por Ian McShane, de "Deadwood").

Aqui segue uma lista dos SNL Digital Shorts:

Lazy Sunday - o vídeo que estabeleceu os garotos na boca do povo. Estrelando Samberg e o comediante Chris Parnell como amigos novaiorquinos combinando ir ao cinema para assistir "As Crônicas de Nárnia" em forma de gangsta rap com uma letra absolutamente yuppie e ridícula (a gíria do rap americano utilizado para falar de bolinhos e itens de bombonière). O refrão é um trocadilho do título do filme com a palavra "Chronic", perfeitamente traduzível como Larica.

Natalie Portman: Gangsta Rapper - a própria Natalie Portman mostra sua verdadeira face, novamente em forma de gangsta rap. Imagine a doce Portman gritando irada versos como: "Eu mato seu f*** cachorro por diversão, então não me provoque" ou "todas as crianças que se inspiram em mim poder ir chupar o meu p***" ou "eu quero beber e brigar/eu quero f*** a noite inteira".

Doppelganger - aqui a narrativa do The Lonely Island pode ser vista mais claramente. A pequena história de três colegas de trabalho procurando entre os transeuntes os seus possíveis sósias, até que um debate leva a trama para um rumo inesperado. Conceito simples e ótima brincadeira com gêneros narrativos.

Young Chuck Norris - um vídeoclipe ironizando as power ballads dos filmes dos anos 80, estrelando Samberg como o impassível jovem Chuck Norris. Piada de uma nota só, inspirada unicamente no conceito de que Chuck Norris é, na verdade, engraçado. E estão certos. (baseado na febre do Chuck Norris' Facts)

D*** In A Box - Essa paródia dos grupos de R&B mela-cueca dos anos 90 (Color Me Badd, Boys II Men) é a mais recente produção SNL Digital Short e talvez a mais engraçada de todas. Estrelando Samberg e Justin Timberlake (que, aliás, fez um dos discos mais fodas do ano - pra meter no cu dos indies, emos, rockers, new wavers, new ravers, de geral) como um duo de R&B no romântico videoclipe que propõe uma opção de presente de Natal bastante, um... econômica.

("Não vou te dar um anel de diamantes/Porque isso não vai adiantar de nada/Não vou te dar um carro luxuoso/Você precisa saber que você é minha estrela brilhante/Não vou te dar uma casa na colina/Uma garota como você precisa de algo real/Eu vou te dar algo que vem do meu coração/(Algo especial, garota)/É o meu p*** numa caixa!") Eu amo essa porra, a música não me sai da cabeça.
  Bernardo Krivochein    quarta-feira, dezembro 20, 2006
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ HERR DIREKTOR: O que o futuro reserva para Uwe Bol...
+ ATENÇÃO: "Altered": novo filme de Eduardo Sanchez ...
+ Rio Móbile (Snaps)
+ 11 de Setembro: O atentado que abalou o mundoVocê ...
+ OCTOBUTT-NUMB-A-THON: Line-up reveladofonte: Ain't...
+ Na Sombra das PalmeirasNesta sexta-feira, dia 15 d...
+ Água de Bebedouro de CinemaMinha mãe me conta que ...
+ Os 50 Melhores Videoclipes de 2006 (via DoCopenhag...
+ InDigEnt pega o seu banquinho e sai de mansinhofon...
+ INLAND EMPIRE: TrailerDavid Lynch. INLAND EMPIRE. ...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco