CCBB: Programação das Mostras de Cinema & Vídeo 2007
O núcleo de cinema e vídeo do CCBB começou 2007 pegando fogo com a mostra "Cinema de Assalto!" - uma série de filmes policiais que, entre outras coisas, traz uma cópia 35mm de "O Círculo Vermelho" de Jean-Pierre Melville (citado inúmeras vezes nesse mesmo blog por causa de "Armée des Ombres", para muitos o melhor filme do ano), que vai saber de onde eles desenterraram, mas é um tesouro imperdível. Para o resto do ano, o CCBB promete uma série de mostras e eventos instigantes. Entre os mais curiosos:
Fassbinder: Um Anarquista Romântico (26/02 a 18/03)
No 25˚ aniversário da morte do prolífico diretor alemão, uma mostra que permitirá que o público entre "em contato com uma das estéticas mais distintas dos anos 70", além de permitir um panorama sobre arte, vida e política da Alemanha contemporânea. Sem detalhes sobre a programação de filmes e eventos, mas não duvide da possibilidade de uma exibição non-stop de todos o seriado "Berlin Alexanderplatz", a mais longa narrativa cinematográfica já feita e recentemente restaurada para ser exibida em festivais mundo afora (e ser lançada em DVD pela Criterion Collection durante o ano). Curadoria de Ruy Gardnier.
Robert Bresson e o Cinema Contemporâneo (4-22/04)
A mostra pretende abordar a cinematografia do diretor francês - cuja estética sonora é um de seus maiores méritos artísticos - e seu impacto no cinema através da exibição de filmes influenciados por Bresson (títulos prometidos vão de Godard, Ming-liang a Manoel de Oliveira e Bertrand Bonello). Não leve objetos afiados para a sessão de "Au hasard Balthazar": você poderá utilizá-los contra seus próprios pulsos ao final da sessão. Curadoria de João Juarez Martinez.
(nota: podemos considerar a mostra "E o som se fez!"- 30/06-22/07: Curadoria de Taís Bastos - uma extensão dessa: a referida mostra contará com a exibição de "Uma mulher é uma mulher" - Godard e "O Sacrifício" - Tarkovsky)
Analógico Digital (9-17/05)
Continuação do ciclo "Arte em Movimento", uma série de eventos (exibição de filmes, palestras, debates) sobre o futuro das artes cinematográfica frente ao desenvolvimento tecnológico. Há um foco na exibição em película de filmes realizados ou finalizados digitalmente. Esse é um dos assuntos que mais me instigam, mas: 1) toda palestra sobre o assunto que vi só chove no molhado; 2) acho esquisita - mas bastante intrigante - a exibição de filmes em película num evento sobre os efeitos da tecnologia, especialmente com o impacto da distribuição digital. É esperar para ver. Curadoria de Gustavo Galvão.
José Mojica Marins - 50 Anos de Cinema (23/07-19/08)
Em ano de "Encarnação do Demônio" (é verdade o rumor de que há uma maldição em torno do filme? Eu apostaria que é culpa do roteiro do Dennison Ramalho, que deve ser heavy-metal), que jeito melhor de comemorar o retorno de um dos personagens mais icônicos da cultura brasileira do que com uma mostra de seus filmes? Quem resiste à oportunidade de ver, em linda e gloriosa película 35mm, "A meia-noite...", "Esta noite.." e a antológica cena de zoofilia em "24 horas de sexo explícito"? Tem debate também, se você curte esse tipo de fetiche. Curadoria de Eugênio Puppo.
Alexander Kluge - O Quinto Ato (24/09-07-10)
Renovou o cinema alemão. Um dos fundadores do Manifesto Oberhausen (26 jovens diretores que convocaram os profissionais a fundar um novo cinema nacional e acabar com a apenlinha do cinema bras... alemão). Experimentador, criticava o cinema comercial e a televisão através da criação de uma contra-esfera pública, explorando ainda os conceitos de montagem vertical do vídeo. Não conheço nada do sujeito, é por isso que eu quero ir. Curadoria de Jane de Almeida.
Animê (19-21/10)
A mostra conta com o apoio da Fundação Japão e se resume como um retrospecto da história do animê. Minha pergunta: por que se ater somente às raízes (teve algo similar no Festival de Los Angeles de anos atrás)? Claro que ver coisas como os primeiros trabalhos do Studio Ghibli e do Osamu Tezuka (inclusive taí a oportunidade de se exibir "Aru machikado no monogatari" ou na França "Histoires du Coin de la Rue"), mas e as obras do Studio 4C (Satoshi Kon, Michael Arias), ou os trabalhos mais recentes e inéditos de Mamoru Oshii ou o "Tales From The Earthsea" do filho do Miyazaki? Não sei quem será o curador, mas escute o apelo de milhares de fãs que dependerão dessa mostra para ter a oportunidade de asssitir numa tela apropriada esses filmes, que raramente chegam por aqui: traga o maior número deles possível! Seca a conta da Fundação Japão! Assalte os cofres do BB!
Que situação hein, Debord? (24/10-11/11)
Ai... essa tiradinha já no título da mostra foi de matar o guarda. Guy Debord, mentor dos Internacionais Situacionistas, crítico da Sociedade do Espetáculo, cujos escritos teriam inspirado as revoltas de maio de 68, forneceu uma das maiores fontes de inspiração/usurpação para alguns dos maiores nomes da nouvelle vague, inclusive o sr. Godard, que nunca admitiu. Bem, os filmes de Debord serão exibidos nessa rara oportunidade, junto com ciclo de palestras e debates. "A Sociedade do Espetáculo/Comentário sobre a Sociedade do Espetáculo", lançado pela editora Contraponto há alguns poucos anos atrás, é leitura fundamental e o paradoxo de Debord não diminui nem um pouco a observação aguçada de uma sociedade encurralada pelas leis do consumo. Curadoria de Marcus Bastos.
E para finalizar com um gemido de prazer:
Festival Jodorowsky (28/11-09/12)
Os filmes de Jodorowsky vêm, os cartazes vêm, os quadrinhos vêm, os palestrantes vêm, a taróloga vem. E o próprio Jodorowsky vem. Com essa informação, cinéfilos, nerds, intelectualóides e fãzóides, num gemido uníssono, acabaram de perceber que perderam o ano e não vão fazer nada direito até o sujeito chegar. Curadoria de Guilherme Marback.
Bernardo Krivochein