Vigiando os Festivais: Assis em Rotterdam, 7 brasileiros em Palm Springs e alguns destaques da próxima edição da SXSW.
"Baixio das Bestas", segundo longa de Claudio Assis (Amarelo Manga) estará competindo pelo Tiger Award, na mostra principal do Festival de Rotterdam. O prêmio vislumbra os primeiros e segundos filmes de diretores de todo o mundo. "Baixio..." ganhou o prêmio de Melhor Filme na última edição do Festival de Brasília debaixo de muita polêmica e tem previsão de estréia nacional para o dia 11 de maio. Tão interessantes são os debates e oficinas que acontecem ao longo do festival - incluindo círculo de debates como o "What (is) Cinema?", "Exposing Cinema" e "Happy Endings" - sobre os novos meios de distribuição cinematográfica - mas que promove o contato entre os cineastas através de um torneio de futsal (!!!). E eu que sempre achei que a festa de abertura do Indie deveria é ser um churrascão em cima da laje, com grelha de tijolo no chão e tudo o mais...
Na reta final, o festival de cinema de Palm Springs termina na próxima segunda-feira. Neste ano, foram exibidos nada menos do que sete longas brasileiros na programação: "Os 12 Trabalhos" de Ricardo Elias, "Antônia" de Tata Amaral, "O Maior Amor do Mundo" de Cacá Diegues, "Cinema, Aspirinas e Urubus" de Marcelo Gomes, "Eu Me Lembro" de Edgar Navarro, "O Passageiro" de Flávio Tambellini e "Zuzu Angel" de Sérgio Rezende.
E, para fechar, um dos maiores celeiros de talentos independentes dos EUA, o mega-festival South By Southwest - que abrange uma numerosa maratona de filmes e shows - se prepara para sua edição 2007 em Austin, Texas. A programação ainda está recebendo candidatos, mas é certo que "The Lookout", début do roteirista Scott Frank ("Irresistível Paixão") na direção, abrirá o festival. Além destes, o mais novo longa de Andrew Bujalski, o documentário sobre a vocalista do trio R&B TLC "The Last Days of Left Eye", "Manufacturing Dissent", "What Would Jesus Buy?", "Suffering Man's Charity" e "638 Ways To Kill Castro". Os filmes de terror ganharão um foco todo especial, com direito a mesa redonda mediada por Harry Knowles (AICN) e com participação de Eli Roth. Entre os filmes do gênero: "Black Sheep"(ovelhas mutantes), "Mulberry St." (ratos-zumbi), "Grimm Love" (alemão canibal), "Sisters" (remake do filme de DePalma, dirigido pelo talentoso Douglas Buck, mas que parece que é uma droga, de acordo com o burburinho de Sitges) e "Borderland" (jovens que se perdem por aí). Um dos destaques é "Hannah Takes The Stairs", novo longa de Joe Swanberg, que também assina a vinheta do SXSW deste ano.