blogINDIE 2006


Todo mundo só vai querer saber de Jia




Há muitas atrações na 31a Mostra. E o Clube da Mostra ( no quinto andar do Shopping Frei Caneca, em diversos dias e horários) vai abrigar vários debates sobre a crítica cinematográfica, mulheres diretoras, cinema latino, cinema documentário, genocídio armênio (?), co-produções e outras tantos temas e pessoas menos ou mais interessantes. Mas de tudo isto a única coisa realmente imperdível, a meu ver, é o encontro com Jia. Ele é o cineasta mais jovem que mais repercurte suas idéias no momento, guarde seu nome Jia Zhang-Ke. Dia 31/10 às 21h.

Com apenas 37 anos este chinês com certo ar adolescente, meio tímido, vai abafar em São Paulo. Todos só vão querer vê-lo e saber de seu novo filme (tanto sucesso fez seus filmes nas edições passadas (O Mundo, Plataforma, Dong) que o último "Still Life" foi comprado e distribuído no Brasil pela Califórnia Filmes com o nome "Em Busca da Vida"(acesse a crítica que escrevi no site da Zeta Filmes.)

Jia está com uma Retrospectiva quase completa de sua obra na 31a Mostra e tão jovem assim já levou o Leão de Ouro em Veneza e deve estar no mínimo mimado, e com razão! Seu novo filme é "Useless" que traduzido como "Inútil" é um documentário sobre a crescente indústria da moda na China e as mudanças sociais que ela reflete. "Analisando o trabalho da jovem estilista chinesa Ma Ke, o diretor usa as roupas e como são produzidas para descrever o impacto que o tumultuado desenvolvimento econômico chinês está tendo sobre a população do país."



Segundo Silvia Aloisi da Reuters, na cobertura de Veneza 07, "Useless é dividido em três partes e leva o espectador desde as fábricas deprimentes de roupas em Guangzhou, no sul da China, até os glamurosos desfiles de moda em Paris. Em Guangzhou, parte de uma área que se tornou uma das maiores regiões manufatureiras do mundo, fileiras de operários trabalham dia e noite em máquinas de costura.

Alguns dos vestidos que produzem são os criados por Ma Ke, mas a estilista também está procurando afastar-se da produção industrial e das roupas anônimas para produzir vestidos mais únicos, feitos a mão. Jia a acompanhou a Paris, onde no início do ano a estilista apresentou a nova linha Useless (inútil) que dá nome ao filme -- peças que Ma Ke cobre de sujeira para lhes conferir uma aparência natural e autêntica. De volta à China, o diretor mostra a expansão do consumo de massas, com jovens mulheres lotando lojas de estilistas ocidentais para comprar o máximo em termos de símbolos de status: uma bolsa da Louis Vuitton ou Prada.

A terceira parte do documentário leva o diretor a sua província natal, Shanxi, onde os pequenos alfaiates estão fechando suas barracas e indo trabalhar nas minas, expulsos do mercado pela mão-de-obra barata empregada nas fábricas de roupas.

"Antes do filme, eu não sabia nada sobre moda, mas através da moda pude compreender muitas coisas sobre meu país e sua sociedade", disse Jia à Reuters. Ele disse ainda que quer que o filme mostre as contradições de seu país e a crescente disparidade entre ricos e pobres movida pelo boom econômico.

Isto está diferenciando muito Jia das outras gerações de cineastas chineses: sua coragem ao enfrentar as verdades socio-econômicas e políticas de seu país. Ele espera que seu filme chegue a pelo menos dez cidades chinesas. Pelo visto não conta com um aval oficial o que o torna ainda mais original.

Bem, espero que consiga ingresso para uma sessão de "Useless". Na ingresso.com não consigo comprar para a sessão de sábado, dia 20. Não sei porque não estão vendendo esta sessão e não há nenhuma explicação até agora. Mas disputar com os paulistanos os ingresso na hora da sessão, pra isto eu não tenho energia não. Paulistanos são imbatíveis nas filas e os mineiros, impacientes! Acabam deixando pra outra ocasião.
  Francesca Azzi    quinta-feira, outubro 18, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Assista aos filmes japoneses da Mostra SPA Fundaçã...
+ RIOFAN: Rio de Janeiro ganha um Festival de Cinema...
+ Mostra de SP: Babenco está lúcido?Começaram as lis...
+ E assim foi, mais um IndieNão sei bem pra quem esc...
+ O Indie em imagensEste ano fizemos os Diálogos Ind...
+  Público X PrivadoNão me cansei de elogiar o públi...
+ INDIE 2007 - Proposta de Percepção"O Dia Em Que O ...
+ O Indie está indo muito bem, obrigada!Com a correr...
+ INDIE 2007 - Quarto 314 (Room 314) de Michael Know...
+ INDIE 2007 - O Aperto de Mão da Guatemala (The Gua...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco