blogINDIE 2006


Público X Privado

Não me cansei de elogiar o público do Indie, tanto aqui no blog quanto nas entrevistas que dei para as rádios e para os programas de tevê que estiveram por lá. E isto é notável! Vejo com orgulho as fotos do público pelas lentes do Alexandre Mota ( nosso fotógrafo maravilhoso, as fotos abaixo são dele) e concluo que cumprimos mais do que nosso papel de formar público para um cinema cultural, estético, independente, hoje o público espera por isto e já se impõe com respeito e dignidade. Sei que a palavra dignidade é meio antigona e antiquada mas não encontrei outra aqui neste blog.

Mas sempre tem meia dúzia que não falam pelo todo e acabam estragando o nosso dia. Aconteceu ontem na porta da sessão do American Hardcore, seis pessoas que não conseguiram entrar porque a sala estava com lugares esgotados começaram a bradar que o festival é feito com dinheito das leis de incentivo, a querer anotar nome dos porteiros de tudo mais. Queremos esclarecer a todos que o fato da mostra ser realizada com leis de incentivo não nos obriga a fazer a ENTRADA FRANCA, isto é uma opção única e exclusiva da ZETA FILMES. O fato do festival ser feito com leis de incentivo não nos obriga a DAR o catálogo ao invés de cobrar 1 real por ele para evitar o desperdício. Temos na nossa trajetória cumprido muito mais do que nos exige a CONTRAPARTIDA das LEIS. As pessoas que disseram isto estão mal acostumadas, mimadas, e não podem exigir este tipo de coisa porque se esgotou a lotação ou porque mesmo com ingresso não entraram na sala e perderam a vez. Alto lá! Existe uma ordem das coisas, uma proposta e uma lei que rege tanto o nosso festival quanto qualquer conduta social. Aqueles que se comportaram assim só tenho a dizer: vocês não sabem se comportar num contexto social imagino nas suas próprias casas. A entrada franca talvez tenha deixado muito mal acostumado o público de Belo Horizonte que vê filmes gratuitamente que em São Paulo e Rio custam de 13 a 14 reais por ingresso. O público reagindo assim só nos impele a querer cobrar um ingresso "que pela lei temos todo o direito de o fazê-lo".

Mas prefiro pensar ainda que grande parte do público que nós adoramos está lá podendo ver mais de 5, 6, ou até 10 filmes, formando sua própria opinião sobre o cinema independente. Prefiro acreditar. e Acreditando nisto... se resolvermos continuar com a ENTRADA FRANCA será uma opção da ZETA FILMES e não de mais ninguém porque deixo claro que por nenhuma lei somos OBRIGADOS a fazê-lo. Esta é uma opção que oferecemos a todos... pelo menos até que o desejo seja este.
  Francesca Azzi    quarta-feira, outubro 10, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ INDIE 2007 - Proposta de Percepção "O Dia Em Que ...
+ O Indie está indo muito bem, obrigada! Com a...
+ INDIE 2007 - Quarto 314 (Room 314) de Michael Know...
+ INDIE 2007 - O Aperto de Mão da Guatemala (The Gua...
+ INDIE 2007 - Mulher Na Praia (Haebyonui yoing) de ...
+ INDIE 2007 - A Outra Metade (The Other Half) de Yi...
+ INDIE 2007 - Smiley Face, de Gregg Araki por St...
+  INDIE 2007: Bled Number One, de Rabah Ameur-Zaïme...
+ Postagem do Festival #5: Isso não é a hora e nem o...
+ Greenaway, o cinema não morreu, mesmo que esta pre...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco