blogINDIE 2006


INDIE 2007 - A Outra Metade (The Other Half) de Ying Liang


Seleção Oficial do Festival de Rotterdam 2007

Seleção Oficial da série New Directors/New Films - Film Socitey of Lincoln Center

Vencedor do Kodak Vision Award - Tokyo FILMeX Festival 2007

por Richard Brody


O segundo filme do jovem diretor chinês, realizado em 2006, começa como uma obra de modernismo cool e seco, mas logo sofre uma guinada em direção a um grito corajoso e assustador de fúria política. Xiaofen, uma jovem secretária legalda emergente cidade Zigong, escuta seus clientes amargurados e desesperados recontarem suas histórias de infelicidades pessoais e comerciais, mas ela tem seus próprios problemas: seu namorado é um bêbado folgado, além de ser um viciado em jogo cujas dívidas crônicas e raiva ciumenta fazem de sua vida um verdadeiro inferno. Misturando realidade e ficção, Ying firma a ação num contexto cultural deprimente: os onipresentes autofalantes oficiais anunciando em alto volume anúncios policiais e a televisiva propaganda patriótica ininterrupta escondem a corrupção moral e econômica que penetram no sistema e infectam a vida privada. Filmando com um estilo de entrevista propositalmente inexpressivo e paisagens urbanas sarcásticas, Ying retrata de maneira convincente um estado de volatibilidade reprimida o qual, quando explode, o faz com uma audácia irrepreensível, direta, enraivecida e de longo alcance que tem poucos paralelos no cinema moderno.

(publicado na The New Yorker, abril 2006)

por Neil Young

"The Other Half" [é] o segundo longa-metragem de um jovem que rapidamente se estabeleceu como um dos mais promissores de uma safra particularmente talentosa de diretores chineses. Ying Liang primeiramente fez seu talento pródigo notável quando seu début "Taking Father Home" teve sua première no prestigiado Tokyo FILMeX Festival no final de 2005. Ele recebeu o Prêmio Especial do Júri - e, 12 meses depois, Ying repetiu o feito com este filme seguinte.

O júri elogiou a "excepcional restrição da forma e compsição, a sutileza da narrativa e o frescor com o qual o diretor expressa seu ponto de vista sobre sociedade e comunicação. Estamos ansiosos para ver seus trabalhos futuros." O membro do júri Chris Fujiwara, escrevendo para a Greencine Magazine, assim resumiu o filme: "'The Other Half' intercala cenas num escritório de direito - onde uma sucessão de reclamantes em casos de disputa doméstica confessam suas infelicidades diretamente para a câmera - com a história do relacionamento fracassado de uma jovem com um homem sem rumo na vida. Um filme oblíquo e até traiçoeiro (apesar da forma direta de suas filmagens nas cenas do escritório), 'The Other Half' impressiona por sua restrição e compaixão com a qual o diretor pesquisa seu enorme elenco de personagens e pela quantidade de detalhes sociológicos que acumula sobre suas dificuldades."

"The Other Half" continua o compromisso de Ying com a província de Sichuan - a qual, de acordo com o catálogo do Tokyo International Film Festival, "agora se tornou um local requisitado para ser cenário das produções mais comentadas da China - incluindo [o vencedor do Leão de Ouro em Veneza] 'Em Busca da Vida' de Jia Zhang-ke. Mas bem antes dos outros cineastas correrem para capturarem o espevitado sotaque Sichuan, Ying Liang e Peng Shan, uma dupla de cineastas inovadores baseados na região, já estavam há muito explorando as mudanças agudas e a intensidade dos dramas humanos que se desdobravam nessa província histórica."

(para o catálogo de Bradford International Film Festival - The National Media Museum, Inglaterra)

Assista a um trecho de "The Other Half": clique aqui
  Bernardo Krivochein    quinta-feira, outubro 04, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ INDIE 2007 - Smiley Face, de Gregg Araki por St...
+  INDIE 2007: Bled Number One, de Rabah Ameur-Zaïme...
+ Postagem do Festival #5: Isso não é a hora e nem o...
+ Greenaway, o cinema não morreu, mesmo que esta pre...
+ Vaza, arregão (Postagem do Festival #4) Vaza. Vas...
+  Está no ar a programação do Indie 2007!! O proc...
+  Postagens de Festival: 1/4 de dia Quando se tem ...
+ RAINDANCE FILM FESTIVAL exibirá filmes simultaneam...
+ Postagens do Festival: Dias 2 & 3 O Festival do R...
+ Postagens de um Festival: Dia 1 É preciso demolir...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco