INDIE 2007 - A Outra Metade (The Other Half) de Ying Liang
Seleção Oficial do Festival de Rotterdam 2007
Seleção Oficial da série New Directors/New Films - Film Socitey of Lincoln Center
Vencedor do Kodak Vision Award - Tokyo FILMeX Festival 2007
por Richard Brody
O segundo filme do jovem diretor chinês, realizado em 2006, começa como uma obra de modernismo cool e seco, mas logo sofre uma guinada em direção a um grito corajoso e assustador de fúria política. Xiaofen, uma jovem secretária legalda emergente cidade Zigong, escuta seus clientes amargurados e desesperados recontarem suas histórias de infelicidades pessoais e comerciais, mas ela tem seus próprios problemas: seu namorado é um bêbado folgado, além de ser um viciado em jogo cujas dívidas crônicas e raiva ciumenta fazem de sua vida um verdadeiro inferno. Misturando realidade e ficção, Ying firma a ação num contexto cultural deprimente: os onipresentes autofalantes oficiais anunciando em alto volume anúncios policiais e a televisiva propaganda patriótica ininterrupta escondem a corrupção moral e econômica que penetram no sistema e infectam a vida privada. Filmando com um estilo de entrevista propositalmente inexpressivo e paisagens urbanas sarcásticas, Ying retrata de maneira convincente um estado de volatibilidade reprimida o qual, quando explode, o faz com uma audácia irrepreensível, direta, enraivecida e de longo alcance que tem poucos paralelos no cinema moderno.
(publicado na The New Yorker, abril 2006)
por Neil Young
"The Other Half" [é] o segundo longa-metragem de um jovem que rapidamente se estabeleceu como um dos mais promissores de uma safra particularmente talentosa de diretores chineses. Ying Liang primeiramente fez seu talento pródigo notável quando seu début "Taking Father Home" teve sua première no prestigiado Tokyo FILMeX Festival no final de 2005. Ele recebeu o Prêmio Especial do Júri - e, 12 meses depois, Ying repetiu o feito com este filme seguinte.
O júri elogiou a "excepcional restrição da forma e compsição, a sutileza da narrativa e o frescor com o qual o diretor expressa seu ponto de vista sobre sociedade e comunicação. Estamos ansiosos para ver seus trabalhos futuros." O membro do júri Chris Fujiwara, escrevendo para a Greencine Magazine, assim resumiu o filme: "'The Other Half' intercala cenas num escritório de direito - onde uma sucessão de reclamantes em casos de disputa doméstica confessam suas infelicidades diretamente para a câmera - com a história do relacionamento fracassado de uma jovem com um homem sem rumo na vida. Um filme oblíquo e até traiçoeiro (apesar da forma direta de suas filmagens nas cenas do escritório), 'The Other Half' impressiona por sua restrição e compaixão com a qual o diretor pesquisa seu enorme elenco de personagens e pela quantidade de detalhes sociológicos que acumula sobre suas dificuldades."
"The Other Half" continua o compromisso de Ying com a província de Sichuan - a qual, de acordo com o catálogo do Tokyo International Film Festival, "agora se tornou um local requisitado para ser cenário das produções mais comentadas da China - incluindo [o vencedor do Leão de Ouro em Veneza] 'Em Busca da Vida' de Jia Zhang-ke. Mas bem antes dos outros cineastas correrem para capturarem o espevitado sotaque Sichuan, Ying Liang e Peng Shan, uma dupla de cineastas inovadores baseados na região, já estavam há muito explorando as mudanças agudas e a intensidade dos dramas humanos que se desdobravam nessa província histórica."
(para o catálogo de Bradford International Film Festival - The National Media Museum, Inglaterra)
Seleção Oficial da série New Directors/New Films - Film Socitey of Lincoln Center
Vencedor do Kodak Vision Award - Tokyo FILMeX Festival 2007
por Richard Brody
O segundo filme do jovem diretor chinês, realizado em 2006, começa como uma obra de modernismo cool e seco, mas logo sofre uma guinada em direção a um grito corajoso e assustador de fúria política. Xiaofen, uma jovem secretária legalda emergente cidade Zigong, escuta seus clientes amargurados e desesperados recontarem suas histórias de infelicidades pessoais e comerciais, mas ela tem seus próprios problemas: seu namorado é um bêbado folgado, além de ser um viciado em jogo cujas dívidas crônicas e raiva ciumenta fazem de sua vida um verdadeiro inferno. Misturando realidade e ficção, Ying firma a ação num contexto cultural deprimente: os onipresentes autofalantes oficiais anunciando em alto volume anúncios policiais e a televisiva propaganda patriótica ininterrupta escondem a corrupção moral e econômica que penetram no sistema e infectam a vida privada. Filmando com um estilo de entrevista propositalmente inexpressivo e paisagens urbanas sarcásticas, Ying retrata de maneira convincente um estado de volatibilidade reprimida o qual, quando explode, o faz com uma audácia irrepreensível, direta, enraivecida e de longo alcance que tem poucos paralelos no cinema moderno.
(publicado na The New Yorker, abril 2006)
por Neil Young
"The Other Half" [é] o segundo longa-metragem de um jovem que rapidamente se estabeleceu como um dos mais promissores de uma safra particularmente talentosa de diretores chineses. Ying Liang primeiramente fez seu talento pródigo notável quando seu début "Taking Father Home" teve sua première no prestigiado Tokyo FILMeX Festival no final de 2005. Ele recebeu o Prêmio Especial do Júri - e, 12 meses depois, Ying repetiu o feito com este filme seguinte.
O júri elogiou a "excepcional restrição da forma e compsição, a sutileza da narrativa e o frescor com o qual o diretor expressa seu ponto de vista sobre sociedade e comunicação. Estamos ansiosos para ver seus trabalhos futuros." O membro do júri Chris Fujiwara, escrevendo para a Greencine Magazine, assim resumiu o filme: "'The Other Half' intercala cenas num escritório de direito - onde uma sucessão de reclamantes em casos de disputa doméstica confessam suas infelicidades diretamente para a câmera - com a história do relacionamento fracassado de uma jovem com um homem sem rumo na vida. Um filme oblíquo e até traiçoeiro (apesar da forma direta de suas filmagens nas cenas do escritório), 'The Other Half' impressiona por sua restrição e compaixão com a qual o diretor pesquisa seu enorme elenco de personagens e pela quantidade de detalhes sociológicos que acumula sobre suas dificuldades."
"The Other Half" continua o compromisso de Ying com a província de Sichuan - a qual, de acordo com o catálogo do Tokyo International Film Festival, "agora se tornou um local requisitado para ser cenário das produções mais comentadas da China - incluindo [o vencedor do Leão de Ouro em Veneza] 'Em Busca da Vida' de Jia Zhang-ke. Mas bem antes dos outros cineastas correrem para capturarem o espevitado sotaque Sichuan, Ying Liang e Peng Shan, uma dupla de cineastas inovadores baseados na região, já estavam há muito explorando as mudanças agudas e a intensidade dos dramas humanos que se desdobravam nessa província histórica."
(para o catálogo de Bradford International Film Festival - The National Media Museum, Inglaterra)
Assista a um trecho de "The Other Half": clique aqui