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Em evento único, no dia 27 de março próximo, o Le Cube, centro cultural de criação numérica, totalmente dedicado aos meios de produção estética digital (saiba mais sobre o Le Cube) receberá uma mostra de videoarte brasileira contemporânea intitulada "Brazil Knows What Videoart is". O convite para mostrar trabalhos brasileiros partiu da diretora de programação do Le Cube, Carine Le Malet, que me chamou para esta curadoria.
A idéia do "Brazil Knows What Videoart is" foi apresentada com a seguinte reflexão:
"O momento é oportuno, instável. Mais de 30 anos se passaram desde a primeira experiência estética com o vídeo no Brasil (Ana Lívia Cordeiro, M3X3 -1973 e Letícia Parente, Marca Registrada -1974). Muita coisa aconteceu, dezenas de artistas se especializaram, e não só incorporaram o vídeo à sua arte, como o tornaram fundamento de seus experimentos de linguagem. A videoarte deixou registros fundamentais na história das artes brasileiras. Nos anos 80 e 90, o vídeo chegou ao seu ápice de um excesso de expressividade. Hoje estamos vivendo o momento da página branca. A transitoriedade deste momento se deve em parte ao desgaste do uso excessivo da linguagem, ao próprio meio instável e incorporável, ao acesso tecnológico disseminado, a convergência de mídias. A resposta é incerta, mas os artistas estão em outra. A linguagem não é mais o centro da questão. Procura-se uma paisagem, uma verdade, um cotidiano, enfim um retorno à subjetividade. Intenciona-se ser mínimo, às vezes ingênuo, às vezes, informal e errático. Não interessa tanto mais o meio, a mídia, e suas supostas verdades. Acaba-se uma era, morre a intenção de que a linguagem seja o centro de uma experiência estética. A página está virada. Vejamos."
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Fechando a idéia da mostra dois trabalhos de videodança ( uma espécie de subgênero dentro da videoarte que ainda requer atenção graças a evidência das artes do corpo) produzidos em grupo:"FF" de Karenina de Los Santos, Letícia Nabuco, Marcello Stroppa e Tatiana Gentile e "Sensações Contrárias" dos baianos Amadeu Alban, Jorge Alencar, Matheus Rocha.
A mostra BRAZIL KNOWS WHAT VIDEOART IS pretende fazer apenas um pequeno recorte da criação atual do vídeo por aqui.