A arte efêmera de Swoon
Swoon é uma artista de 29-30 anos que se destacou em Nova York pelo seus trabalhos de "Street Art". Ela, que já expôs no Moma, prefere as ruas por seu caráter efêmero e compartilhado, como se seus desenhos pudessem cumprir um ciclo de vida. Há alguns anos atrás ela deu um depoimento com estas imagens (assista ao video aqui)ao New York Times.
Dia 01 de março, este mesmo jornal, publicou uma matéria que relata um ataque anônimo aos grafites nas ruas do Brooklyn e Manhattan. Alguém não identificado, que não deve gostar de arte e muito menos de arte nas ruas, está pixando os desenhos com tinta verde e roxa e deixando um comunicado escrito num papel branco. Swoon que já teve um dos seus trabalhos estragados já declarou que isto nada interfere na sua ambição artística e que continuará fazendo suas máscaras hiper-recortadas de papel, figuras com textura e profundidade. Alguns desenhos de Swoon, que já estão nas ruas há mais de 6 anos, estão gastos pela corrosão do tempo e por outras interferências naturais, o que os torna ainda mais interessantes e valiosos.
Para saber mais sobre o caso, e acompanhar o mundo do Street Art e da "arte efêmera" acesse também o blog do Wooster Collective, Marc Schiller que organiza este site também foi o responsável pela exposição de grafites, com artistas do mundo todo, num prédio desocupado do Soho, que depois foi destruído, em dezembro último. A bien tôt!
Francesca Azzi