blogINDIE 2006


Recap Fest 20/7 (Para te perturbar por todo o fim de semana)

>> PRÊMIO "ONDE ESTÁ O SEU DEUS AGORA?!" DA SEMANA: A San Diego Comic Con é a grande conferência geek do mundo: lá, fãs de comic books, brinquedos e filmes pós-modernos industriais se reúnem para uma babação descontrolada, um desperdício de dinheiro fodido com "colecionáveis", muita conversa de nerd, troca de cards e participam de palestras publicitárias estrategicamente armadas pelos estúdios de cinema na forma de Q&A com os atores dos filmes da estação e prévias de 0.4 segundos das produções mais antecipadas...

... e a Fox pulou fora.

Não demorou e a Internet entrou em polvorosa. Aparentemente, foi coletada uma declaração da parte dos realizadores da Comic Con que o estúdio não teria uma prévia - ou seja, uma coletânea de cenas exclusivas - com qualidade decente para apresentar durante o evento e retiraram sua participação em San Diego (que data desde o primeiro "Star Wars"). Mas teve volta. E foi bonito.

Pasmem, foi a Fox é que teve sua participação negada pela organização da Comic Con. O motivo: aparentemente o conteúdo das imagens da prévia da Fox do ano passado eram R-Rated demais para os mesmos fanboys que exigem constantemente mais sobriedade de seus heróis fantasiados. O problema foi justamente com a promoreel de "Borat", que mostrava a luta entre o personagem de Sacha Baron Cohen e seu produtor dentro de um quarto de hotel. A organização da Comic Con ficou alerta com a nudez masculina das imagens e passou a policiar com mais pressão as imagens da Fox (assim como a violência gráfica e homens semi-nus de "300", que aparentemente vazaram pelo "controle de qualidade"). Momentos depois da notícia que a Fox não faria parte da Comic Con, vários funcionários do estúdio, fulos da vida de terem os motivos subvertidos, tomaram as dores da companhia e revelaram os verdadeiros motivos. Hoje, o diretor de publicidade do evento David Glanzer teve sua declaração publicada no site CHUD. Embora surpreso com a retirada da Fox da programação, ele admite o controle do conteúdo das imagens para as pobres e frageis mentes nerds. A eles, que adorariam culpar os grandes estúdios pela corrosão da transposição de seus personagens favoritos para a tela grande, vendo essa situação onde é justamente o público - ou seja, eles mesmos - que banalizam as adaptações, nós dizemos: "ONDE ESTÁ O SEU DEUS AGORA?!"

>> CLOVERFIELD É UM FILME DECEPCIONANTE - por W.O. O título do filme de monstro (chamado o "Parasita", tal qual... "O Hospedeiro"?) vai mudar de "Cloverfield" para outro, mas pode chamá-lo de "Snakes on a Plane Part Deux". Pilhando os geeks com a sugestão de sites do filme escondidos pela web e mantendo os detalhes da trama em segredo, o criador do maior pastel de vento dos últimos anos, "Lost", J.J. Abrams aposta na propaganda viral para aumentar o hype em cima de seu filme. Mas tal qual "Serpentes A Bordo", a especulação está prestes a sair de controle e, assim como o mistério de "Lost", tende a perder - e até irritar - os seus seguidores. "Cloverfield" já é decepcionante porque esse tipo de propaganda infla as expectativas a um nível completamente irreal, impossível de ser atingido. Se deixar, o sujeito comum idealizará a comapnheira ideal para si e se frustará porque nunca a encontrará na vida - sem contar que o sujeito idealizador nunca percebe a sua própria inadequação que o faz desmerecedor de toda aquela perfeição que ele projetou em outra, nada mais do que um reflexo arrogante da opinião que tem de si mesmo. Assim é o geek, que se prende aos detalhes mais minunciosos da "mitologia" de suas sagas em quadrinhos, em filmes, etc.: ele está projetando na obra toda aquela mesma perfeição que ele considera como sendo-lhe própria - na realidade, uma fuga do mundo que não reconhece o quão belo e fundamental ele imagina que seja.

>> AINDA DEBATE SFX=ARTE? Trate de checar o site da Film Comment - discutivelmente porém merecidamente considerada a Cahiers du Cinema americana (a edição de Maio/Junho trazia um artigo escrito por Weerasethakul, entrevista com Sang-soo, coisa pra cacete) - e veja que filme ilustra a cobiçada capa: "Sunshine: Alerta Solar" de Danny Boyle, já exibido e ignorado por aqui. Estreando nos EUA neste fim de semana, a ficção-científica inglesa é O filme em questão das melhores publicações cinematográficas daquele país - no entanto, longe de ser uma unanimidade (como, inclusive, todo filme de respeito). Estou colocando o link aqui
e aproveito para lembrar que sou pró-Sunshine, minhas considerações no site principal similares aquelas publicadas hoje por Michaelk Koresky na indieWIRE: Reiniciar o Sol é uma proposta de ficção-científica naturalmente grandiosa e metafórica em seu conceito e promissora em termos de narrativa, ainda assim Boyle e Garland sabiamente lançam várias bolas curvas em direção à platéia." Aliás, os críticos, negativo ou positivamente, repuxam as mesmas referências que fiz no texto: "2001", "Enigma do Horizonte" e "Jason X". Não estou tão bêbado assim.

>> TRAILERS FROM HELL - Quem não já se rendeu ao prazer de se assistir trailers vintage, ou relembra aquela antecipação gostosa de se assistir trailers antes do filme começar (isso nos anos 80 e 90, antes da era dos 1078 comerciais não ligados a cinema que antecedem os filmes hoje em dia e vulgarizam a experiência, sinceramente). Até em "Grindhouse" um dos aspectos que mais chamaram a atenção foram os trailers falsos incluídos ao filme (Eli Roth até ameaçou um longa feito somente deles). O site Trailers From Hell não apenas abriga trailers antigos de produções B, mas vai além: os trailers são selecionados e comentados por diretores atuais! O grande Joe Dante fala de vários trailers, Edgar Wright aparece para falar de Mario Bava, etc. O site acabou de ser lançado, portanto o acervo ainda é pequeno, mas se a idéia apetecer, apareça, prestigie e deixe claro para eles que você quer ver mais.

>> ARTIGO DO FIM DE SEMANA 1: Nataniel R. do Film Experience Blog faz um genial post visual sobre os "10 motivos (selecionados semi-aleatoriamente) porque a fotografia de 'Susie e os Baker Boys' (um dos melhores filmes de sua década) deveria ter dado a Michael Balhaus o Oscar." E tente resistir a tentação de querer (re)ver o filme nesses dias. Eu estarei o alugando amanhã mesmo.

>> ARTIGO DO FIM DE SEMANA 2: Um brilhante estudo de "Chamas da Vingança" de Tony Scott e o uso da tipografia como veículo narrativo, algo que só teria sido feito anteriormente por Godard (e Scott aparentemente tenta aplicar num filme de ação comercial, o que já é genial só na intenção). Mais do que legendas - subtítulos: são legendas - sobretítulos. Na minha humilde opinião, isso não redime a epilepsia da montagem tipicamente Scottiana, mas esse rico artigo visual da "Speak Up" chamado "Subtítulos En Acción" surge ricamente exemplificado.

>> E A MODA DO FANTASIA FILM FESTIVAL É... Cantar ao som de "My Hair Hair", música-tema do soturno "EXTE: Hair Extensions" super elogiado novo terror de Sion Sono que tem lotado os cinemas do festival canadense. "Exte" é uma paródia em cima do ícone mais óbvio do terror japonês - o cabelão preto - mas que aparentemente funciona em ser irônico e assutador ao mesmo tempo. O videoclipe está nesse link.

>> CENA INSTANTANEAMENTE CLÁSSICA PARA MELHORAR SEU HUMOR CINEMATOGRÁFICO: A cena de abertura de "Aqua Hunger Teen Force Colon Movie Film For Theatres" que se inicia como um típico anúncio do gênero "Let's Go To The Lobby" (anúncio exibido principalmente em dreive-ins que motivava a platéia para consumir os produtos da bombonière) e que se desenvolve no mais brilhante bravado pró-cinema já realizado. Se todos os filmes do Cinemark pudessem ser precedidos por esse anúncio, a solidariedade humana se estenderia a níveis tais que o aquecimento global se suicidaria. Link aqui.
  Bernardo Krivochein    quinta-feira, julho 19, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Sobre "Transformers"Espero que você vá assistir "T...
+ Sessão Pedrada Interativa #1Escrever merda é muito...
+ A Minha Experiência Inesquecível de Cinema-PoeiraP...
+ O Medo do Goleiro Diante do Pênalti - Um Ensaio Vi...
+ UPDATE -- FANTASIA 2007: Programação Possível Para...
+ Brasileiro Não Gosta de PobreO primeiro passo para...
+ O Indie 2007 acontecerá de 5 a 11 de outubro, anot...
+ PORTO DOS MORTOS (Beyond The Grave): Teaser do pri...
+ Versão Brasileira Herbert RichersOcean's ThirteenT...
+ O Revoltante Contra O Qual Ninguém Se RevoltaEsper...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco