blogINDIE 2006



Chupando picolé

O que pode de ter de tão inesperado e surpreendente em chupar um picolé, ainda mais quando este picolé é feito de água? Esta é a proposta inusitada do trabalho de Cildo Meirelles que faz parte da exposição FUTURO DO PRESENTE, em cartaz no Itaú Cultural em São Paulo. Realizada pela primeira vez na Documenta de 2002 e produzida pela primeira vez no Brasil, consumir “Elemento Desaparecendo Elemento Desaparecido” é acima de tudo uma experiência metafísica.

Pesando 130 gr e envolto em uma embalagem de listras horizontais verdes e com o desenho geométrico de uma gota d´àgua, o picolé é um objeto, a princípio, como outro picolé qualquer. Mas este á inodoro e sem gosto: é feito de água potável! Um manifesto sobre a sustentabilidade, um alerta sobre a escassez de água anunciada pelos mais apocalípticos? Pode ser... mas o significado mais instigante e interessante a respeito deste picolé esta na própria experiência de chupá-lo. O saber sabor da arte! Ao desembrulhá-lo e leva-lo à boca, segurando o palitinho, assim como se faz com qualquer outro picolé, nosso estímulo é o de sorver como se buscássemos alí os paladares e texturas de um bom picolé de limão ou chocolate. Mas esta expectativa é imediatamente quebrada ao percebermos que este picolé é diferente: sólido e duro como uma pedra compacta de gelo, impossível de ser mordido, somos induzidos a chupá-lo. Este exercício de descoberta de uma outra maneira de saboreá-lo, faz com que se comece a construir um pensamento crítico e reflexivo sobre o picolé. Assim como quando estamos diante de uma obra de arte, é preciso então abrir a nossa mente e tentar compreender o siginificado desta pedra de gelo espetada em um palito...

É esta “dobra” reflexiva, este estado contemplativo motivado pelo exercício primário de chupar e engolir repetidas vezes o líquido do picolé, que consiste a experiência estética proposta pelo artista e da qual somos protagonistas. A informação estética contida no picolé é efetivada a medida que é significada pelo consumidor no ato reflexivo de chupá-lo pelo período de aproximadamente 45 minutos!!! Este um tempo propositivo, ao qual estamos submetidos -caso sejamos corajosos o bastante para levar a cabo toda a matéria gelada do picolé -e que nos condiciona este exercício metafísico de se construir e desconstruir todas as verdades que estão contidos na experiência. Ao final o que resta é o palito, que entre os nossos dedos carrega a frase “Elemento Desaparecendo Elemento Desaparecido”. O picolé, a água, o pensamento e as idéias. Nossa tendência é guardar este objeto, índice desta experiência que se esvai ao mesmo tempo em que é vivida.
  Roberto Moreira S. Cruz    quinta-feira, novembro 15, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Tudo ao mesmo tempo agora. Calma, respire.Fim de a...
+ It´s complicatedPor Camilla Engman.
+  Você não sabe quem é Alejandro Jodorowsky!??Não!!...
+ Cahiers du Cinema vota os 100 mais belos filmes do...
+ "The Tracey Fragments": disponível para intervençã...
+ Museu dos corações partidosRoland Barthes escreveu...
+ Além da Cúpula do TrovãoUns com tanto, outros com ...
+  Algumas razões ainda para ver as Maletas de Tulse...
+ Re-Curadoria: Festival do Rio 2007 1.INLAND EMPIRE...
+ Banimento e OnipresençaUm dos filmes mais instigan...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco