blogINDIE 2006


Tudo ao mesmo tempo agora. Calma, respire.



Fim de ano e apesar do cansaço generalizado, os eventos culturais não páram de acontecer. Então, respire fundo e atenção para não deixar a preguiça tomar conta da alma. Uma coisa de cada vez.

> Em São Paulo: Começou dia 13, terça-feira, o Mix Brasil - Festival da Diversidade Sexual que está na 15a edição. Não é impressionante como o tempo passou rápido? O Mix está com 15 anos! Certamente quando ele surgiu em 1992(!!) trazia uma força, uma curiosidade, um recorte muito específico que era quase necessário. Eu não sei exatamente qual o público do Mix hoje ( se está restrito a sua temática...) mas sempre espero que sua programação traga não só filmes com a temática GLTS, mas filmes bons! Este ano serão 179 filmes, sendo 33 longas e 98 curtas-metragens de ficção, mais 48 documentários, 5 cidades ( São Paulo, Guarulhos, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília), em datas um pouco diferentes, em vários espaços, confira no site do festival. Destaque para o documentário "A Incrível História do Cinema Gay" do diretor alemão André Schäfer que registra depoimentos de diretores como François Ozon e Patrice Chéreau e os atores Tilda Swinton e Stephen Fry.

> Em Belo Horizonte: O Telemig Celular arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis começa hoje, dia 15/11. A programação está bem mais extensa do que o ano passado e além da competição online dos curtas para celular no site, há eventos de "arte locativa" (Traduzindo... são intervenções, ações e performances que utilizam a tecnologia móvel nos espaços públicos. Gostaria de saber depois como vai funcionar... enfim, serão realizadas pelo grupo Preemptive Media e pelo artista Mark Shepard (ambos norte-americanos) e pelo carioca Bruno Viana. Também haverá uma performance do grupo carioca Hapax (que irá se apresentar após um percurso na cidade rastreado por GPS) e uma exposição com trabalhos e documentações do grupo inglês Blast Theory),e um simpósio com o tema "Tecnologias Sociais: os dispositivos móveis como agentes de utopias e distopias coletivas". Desvende os meandros conceituais que envolvem as já não tão novas tecnologias audiovisuais móveis lá no site e blog do evento.

> Falando em pequenos filmes para grandes tecnologias: II Festival Internacional MobileFest que acontecerá no SESC Avenida Paulista, de 21 a 25 de novembro, está com inscrições abertas para processo colaborativo MobileActive que se trata de um encontro sob a coordenação da pesquisadora americana Katrin Verclas que apresentará estudos de casos internacionais sobre o potencial da tecnologia móvel em ações de mobilização da sociedade civil em prol da cidadania. Inscreva-se e veja no site as outras "Ligações", programas e conferências. Link do site

> A Mostra SESC de Artes começou dia 13 e segue até dia 2 de dezembro. Este é um grande evento que envolve todas as áreas de expressão e todas as unidades do SESC, também no interior: teatro, dança, multimídia, artes visuais, literatura, cinema e vídeo, hibridismo (sim, senhor!). Eu ainda não tive tempo de analisar a big programação. Aconselho a quem interessar, a dar uma olhada no blog e ver as dicas dos produtores do evento:Blog.
Ou a baixar aqui o pdf da programação completa. Imprima e deixe no banheiro, estude e passe as dicas adiante - falta gente para selecionar e indicar tantas coisas legais nesta cidade!

> Na Cinemateca também de São Paulo duas mostras retrospectivas. A mostra José Mojica Marins – Retrospectiva da Obra – 50 anos de carreira (também no CCBB). Com curadoria do Eugenio Puppo que comenta no release: "Embora largamente reconhecida, por conta de verdadeiros clássicos da cinematografia brasileira, como À meia-noite levarei sua alma e O estranho mundo de Zé do Caixão, a extensa e controversa filmografia de Mojica nunca havia sido objeto de uma ampla retrospectiva. Esta mostra abrange a maioria dos filmes do diretor e exibe, também, a obra inédita A praga, que Mojica começou a rodar em 1980 e que foi finalizada."

E até dia 18, a mostra "Leon Hirszman Anos 70" com alguns clássicos de sua filmografia que acabam de ser restaurados e remasterizados digitalmente. Também será exibido o documentário inédito de Eduardo Escorel Deixa que eu falo, sobre o diretor.

> Aberta a última grande exposição de 2007 do Itaú Cultural "Futuro do Presente". Depois com certeza irei comentar. Mas o destaque vai para... Começa hoje, dia 15, e vai até dia 20 de novembro, dentro da programação uma mostra de filmes chamada "Futuro Mais-Que-Perfeito" "Produções de autores como Wong Kar Wai, Andrei Tarkovsky, Michel Gondry, Jean-Luc Godard, Carlos Manga, Sérgio Machado e Wagner Morales trazem à tona abordagens criativas e inventivas do cinema sobre o porvir." A idéia da curadoria desta mostra é "abordar o futuro não só através de leituras sci-fi, mas sob a perspectiva do presente ou de uma estética que reflita o futuro, modos distintos e inventivos de pensar o que já é vestígio do futuro no presente." Interessante, não? Boa oportunidade para rever 2046, para ver London Brief do Jon Jost e conhecer a obra da finlandesa Eija Lisa Athila, Love is a Treasure.

Love is a Treasure (Amor é um Tesouro)que passa dia 20/11, às 20:30h, de 2002, tem 55 min, é um filme sobre mulheres que desenvolveram psicoses. A produção é baseada em pesquisas e entrevistas, mas as histórias e diálogos são ficcionais. A estética do filme mistura realismo e fantasia, análoga à estrutura das experiências psicóticas. (Quero muito ver isto!)

Veja toda a programação no site do Itaú Cultural:http://www.itaucultural.org.br/



** foto "Love is a Treasure" de Eija Lisa Athila.
  Francesca Azzi    quinta-feira, novembro 15, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ It´s complicatedPor Camilla Engman.
+  Você não sabe quem é Alejandro Jodorowsky!??Não!!...
+ Cahiers du Cinema vota os 100 mais belos filmes do...
+ "The Tracey Fragments": disponível para intervençã...
+ Museu dos corações partidosRoland Barthes escreveu...
+ Além da Cúpula do TrovãoUns com tanto, outros com ...
+  Algumas razões ainda para ver as Maletas de Tulse...
+ Re-Curadoria: Festival do Rio 2007 1.INLAND EMPIRE...
+ Banimento e OnipresençaUm dos filmes mais instigan...
+ Prefiro Manhattan na tevê do que filas no Arteplex...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco