Não!!! Não faz mal... O CCBB ( RJ/SP e DF) traz até você, tudo sobre ele. É o Festival Jodorowsky que vai exibir 12 filmes, apresentar uma exposição e promover debates com a presença do próprio Alejandro (Ah! Ele tem um website oficial, caso queira se antecipar e saber quem é este místico artista e cineasta clique aqui) .
O festival traz produções do artista em diversas áreas:
Cinema: São 12 filmes: alguns inéditos, como Tusk e O ladrão do Arco-íris, outros poucos exibidos por aqui, como El topo, A montanha Sagrada, Fando e Lis; Santa Sangre e filmes sobre e/ou relacionados com a obra do cineasta: Echek, de Adam Jodorowsky (filho do diretor), A Constelação Jodorowsky, de Louis Mouchet, Filmes da meia-noite: da Margem ao Mainstream, de Stuart Samues e Victor Kushmaniuk;
Exposição: fotografias do acervo pessoal do autor, sua família, fotos de bastidores, trechos de história em quadrinhos, páginas de roteiros, cartas de tarô e manuscritos estarão expostos no saguão do CCBB do Rio de Janeiro durante a mostra. (A exposição acontecerá somente no Rio de Janeiro).
Debates, conferências e noite de autógrafos: Alejandro Jodorowsky vai conversar com o público sobre os três eixos principais de sua obra: cinema, quadrinhos e tarô. Haverá também debates com conhecedores da obra do artista.
Autógrafos: O diretor vai autografar, em noite especial - dia 26 de novembro, seus livros publicados no Brasil: Quando Teresa Brigou com Deus (Ed. Planeta), Os Bórgia (Ed. Conrad, comic ilustrado por Manara, roteirizado por Jodorowsky), Incal (Ed. Devir, ilustrada por Moebius e roteirizado por Jodorowsky). Na ocasião será lançado pela Editora Devir o comic Antes do Incal, roteirizado por Jodorowsky e inédito no Brasil.
A curadoria é de Joel Pizzini e Guilherme Marback. Para quem nunca ouviu falar do cara eles informam:
"Alejandro Jodorowsky já fez de quase tudo no campo das inovações artísticas. Diretor de cinema e teatro, ator, produtor, compositor, escritor, autor teatral, filósofo, humorista, especialista em tarot, um dos criadores do “Teatro do Pânico”, espiritualista e mestre dos quadrinhos. Um fabuloso visionário, que edifica universos inteiros, na criação de cada história.
Nasceu no Chile em 1929, mas viveu também no México por vários anos (onde concentra sua produção cinematográfica) e na França, onde reside até hoje. Desde cedo teve fascínio pelo surrealismo e o absurdo.
Dirigiu peças teatrais de autores como Beckett, Ionesco e Strindberg. Na década de 60, trabalhou com o famoso mímico Marcel Marceau e conheceu Fernando Arrabal o que resultou no surgimento do “movimento pânico”. Seu primeiro filme “Fando e Lis” é fruto deste movimento. No começo dos anos 70, fez grande sucesso no universo underground com o cult-movie "El Topo". Outros filmes se sucederam, com destaque para "A Montanha Sagrada" e "Santa Sangre".
A sua trajetória nos quadrinhos é marcada por histórias que marcaram época como “Aníbal 5”, “O Incal” e mais recentemente a saga da família Bórgia.
Na literatura, destaque para “Quando Teresa Brigou com Deus”, inspirado numa frase de outro artista multimídia, o “papa do surrealismo”, Jean Cocteau - “Cada pássaro canta melhor na sua árvore genealógica”.
Os estudos místicos de Jodorowsky fazem com que ele se torne uma referência internacional ao reconstruir o Tarot de Marseille e ao desenvolver a Psicomagia.
Existem muitos fãs de Jodorowsky no Brasil que nunca tiveram oportunidade de ter um contato maior com sua obra. Foram pouquíssimas as exibições de alguns de seus filmes nos circuitos alternativos do país."
Anote aí:
CCBB RJ - 20/11 a 02/12 CCBB SP - 26/11 a 09/12 CCBB Brasília - 28/11 a 09/12 ingressos: R$ 6,00 / R$3,00
Centro Cultural do Banco do Brasil Rua Primeiro de Março, 66, centro - Rio de Janeiro Telefone: (21) 3808 2020