blogINDIE 2006


Informativo Zeta Filmes - BlogINDIE - INDIE 2007 Dark Matinée

O que vocês precisam entender é que Bernardo Krivochein é um fodido com sabe-se lá quantos empregos, que ainda treina e cumpre com exigências acadêmicas. Os momentos de hiato que o site volta e meia enfrenta são a contragosto, muitas vezes por obstaculos tecnológicos impostos por vírus, DLLs que se ausentam, HDs transbordantes e softwares obsoletos. Estou prestes a iniciar um texto sobre o último filme de Jia Zhang-ke do meu trabalho porque CPU caseiro, esse parece que só vai voltar à ativa no fim de semana - com sorte.

O seguinte post é apenas uma medida cautelar caso o site ou o blog fiquem sem atualizações por alguns dias. O que eu garanto para vocês é que essa ausência será de benefício para o próprio site, já que precisarei de um tempo extra para ver e escrever sobre alguns filmes. Meu desejo é de escrever artigos maiores, blocos especiais. Não vou fazer mistério, não há motivo. São estes os projetos que pretendo passar a desenvolver; não estou fazendo promessa que conseguirei, mas exponho os meus objetivos, de qualquer maneira:

ESPECIAL FANTASIA 2007: Sim, depois de 2 anos sem fazê-lo e tendo em vista a contínua falta de promoção do Cinema Fantástico no Brasil, este será o artigo com maior probabilidade de sair (já que gastei uma baba nos DVDs importados, que estão chegando um por um... sabia que nos EUA, DVDs podem ser descontados no Imposto de Renda dos críticos de cinema?). Acho que já posso começar pelos filmes já disponíveis no Brasil e os que eu já vi, e evoluir a medida que os outros cheguem nas locadoras ou ao pé da minha porta. E será a primeira vez que eu abordarei curtas-metragens, graças ao lançamento do DVD da sessão "Small Gauge Trauma" e da disponibilidade de alguns no YouTube.

CINE-RINGUE: Já ensaiei essa coluna ao falar de "À Procura da Felicidade" e "Empregado do Mês", na qual o filme de Dane Cook ganhou do filme de Will Smith por nocaute. É capaz que saia mais uma edição nessa ou na próxima semana. Gostaria de poder prometer uma por mês, mas realmente vai depender de que eu encontre filmes na mesma categoria de peso para brigar. Isso é uma desculpa, inclusive, para me motivar a escrever um artigo que venho namorando há meses.

ESTATUTOS PARA UMA NOVA MEIA-NOITE: Acho que será dessa que vocês gostarão mais (caso eu venha a realizá-la de fato) - com o renascimento da cultura de cineclubes e do saudosismo pelos cinemas grindhouse/poeiras, vou me aventurar a pensar o "Midnight Movie" contemporâneo, sugerindo através de analises, novos títulos obscuros (ou nem tanto) para essa categoria. O catálogo de "Midnight Movies" é um que precisa de séria renovação (minha humilde opinião) e o que não faltam são filmes dignos de platéias aventureiras, ansiosas para serem confrontadas. Eles são filmes de terror, de ação e, acreditem, híbridos de melodramas a la Douglas Sirk e sleazefests feitos em 2006 (!).

Mais ainda: continuar falando de um ou outro lançamento da semana, mas só quando interessar também. Tem milhões de sites que fazem isso, acho que precisamos diferenciar o nosso espaço, que se homogeneizou em dado momento com as outras páginas de cinema. Culpa minha. Também eu ando gostando de ler aqui no blog o que as pessoas tem a dizer, dá vontade de inventar um cineclube virtual através de posts reservados para as referidas colunas onde os leitores possam discutir (EDUCADAMENTE!) ou trocar non sequiturs. Eu tenho que fazer primeiro a minha parte, no entanto. Quero me esforçar.

INDIE 2007 - DARK MATINÉE: Não, não é a hora de escancarar a programação ainda. O que eu posso adiantar para vocês é que estamos levando a idéia de 2006 a um extremo ainda maior. Já que o Festival do Rio e a Mostra SP já trazem os títulos mais esperados - e caros - além da existência do Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre (entrando em sua 3a. edição), a Dark Matinée radicalizará. A segmentação será extrema. Não traremos apenas Cinema Fantástico: traremos Cinema Fantástico Independente. Que não tem distribuidora (ou mais ou menos), nem DVD (por sabe-se lá quanto tempo, mas não ainda), nem Torrent (idem). Filmes incríveis, mas inalcançáveis - queremos ser a janela. Inéditos até a medula. É um dia particularmente feliz para informar-lhes isso pois soube hoje mesmo da inscrição voluntária de um filme que tinha me interessado, mas na hora de programá-lo, não consegui encaixá-lo no Grande Esquema. Não será necessário fazer o sacrifício - e estou particularmente feliz com os títulos que estamos conseguindo até agora. Claro, isso eu já disse no post do Fantasia 2007, também estamos em sintonia com o debate sobre o status quo do Cinema Fantástico e da ampliação de gêneros abordados, então pela primeira vez, teremos dentro da Dark Matinée um documentário - sim, um documentário que encontra o Fantástico dentro do nosso Real. Mas aí já estou falando demais.

Agora, se eu conseguisse começar a escrever aquele texto agora...
  Bernardo Krivochein    quarta-feira, julho 25, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Ao Alcance de Todos Interior do Cinema Metro Boavi...
+ Recap Fest 20/7 (Para te perturbar por todo o fim ...
+ Sobre "Transformers"Espero que você vá assistir "T...
+ Sessão Pedrada Interativa #1Escrever merda é muito...
+ A Minha Experiência Inesquecível de Cinema-PoeiraP...
+ O Medo do Goleiro Diante do Pênalti - Um Ensaio Vi...
+ UPDATE -- FANTASIA 2007: Programação Possível Para...
+ Brasileiro Não Gosta de PobreO primeiro passo para...
+ O Indie 2007 acontecerá de 5 a 11 de outubro, anot...
+ PORTO DOS MORTOS (Beyond The Grave): Teaser do pri...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco