blogINDIE 2006


Live Images ainda podem emocionar?



As performances de "live images" ou imagens manipuladas por artistas em tempo real são experiências que surgiram de maneira mais contundente nos anos 60 e tomaram grande força no momento pós-analógico do vídeo digital.

Muita coisa já aconteceu e hoje vivemos um momento crucial para a arte do vídeo que parece estar se dissolvendo, sem lugar, em face às novas tecnologias... o vídeo já nem se chama mais vídeo! Mas o que interessa é que a experiência estética audiovisual pode ter continuidade mesmo num âmbito de menos impacto.

O evento ON_Off Experiências em Live image, idealizado por Roberto Cruz coordenador do Núcleo de Cinema e Vídeo do Itaú Cultural, traz, nestes dias na cidade de São Paulo, 3 espetáculos que além de invocar todas estas questões, ainda podem emocionar.

Ontem a apresentação do artista Éder Santos causou impacto, numa sala lotada. A obra "O Lugar Aonde os Carros Não Vão" ( a foto acima foi tirada durante o espetáculo, créditos:Cia. de Foto e Itaú Cultural) ... segundo o release:

"No palco, a mescla de vídeo, teatro e música cria um território híbrido para a videoperformance "O Lugar Aonde os Carros Não Vão", na qual o espaço se transforma em imagem com uma série de projeções simultâneas, criadas e mixadas ao vivo pelo artista mineiro.

Esse projeto foi feito especialmente para o ON_OFF e tem como base o conto "O Ex-Mágico da Taberna Minhota" (1947), de Murilo Rubião (1916-1991), no qual um mágico perde o controle de sua magia e não consegue nem mesmo se matar. Ele acaba virando funcionário público", adianta o videoartista. "É um trabalho sobre mundos desconhecidos. Por isso o título "O Lugar Aonde os Carros Não Vão", que faz uma brincadeira com a música No Cars Go, do Arcade
Fire. Em cena estão as atrizes Mônica Ribeiro e Maria Luísa Mendonça e os músicos Paulo Santos e Josefina Cerqueira que executam a trilha sonora do espetáculo.

No dia 28, a programação do ON_OFF abre espaço para o encontro entre a música e o cinema com "Repentismo Visual/Cinejoqueys", do coletivo paulista Visualfarm. Com uma estética audiovisual iniciada há oito anos nas pistas de dança underground, atualmente o grupo busca uma linguagem para o cinema ao vivo, fazendo a figura do DJ dividir espaço com a do CJ (cinejóquei, artista que trabalha tanto nas pistas de dança como nas salas de projeção, mixando
cinema, música, clipes e tracks audiovisuais).

O Müvi encerra a terceira edição do ON_OFF, no dia 29, com a videoperformance também inédita "Commento". A dupla formada pelo artista plástico Ricardo Carioba e o músico Fabio Villas Boas constrói uma imagem a partir de 35 planos da cidade de São Paulo - captados por eles -, a qual se divide e se multiplica acompanhando alterações gráficas. No palco, a trilha sonora cria efeitos e sentidos polifônicos, altera o ritmo dos planos e elabora um tempo deslocad do movimento realista do cenário urbano. A apresentação observa a estagnação e trabalha a idéia de uma falsa velocidade no tempo, proporcionando uma experiência audiovisual de distorção da cidade."


Ligue-se no ON_OFF e veja se ainda há fôlego para tais fantasias audiovisuais!
  Francesca Azzi    sexta-feira, julho 27, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Informativo Zeta Filmes - BlogINDIE - INDIE 2007 D...
+ Ao Alcance de Todos Interior do Cinema Metro Boavi...
+ Recap Fest 20/7 (Para te perturbar por todo o fim ...
+ Sobre "Transformers"Espero que você vá assistir "T...
+ Sessão Pedrada Interativa #1Escrever merda é muito...
+ A Minha Experiência Inesquecível de Cinema-PoeiraP...
+ O Medo do Goleiro Diante do Pênalti - Um Ensaio Vi...
+ UPDATE -- FANTASIA 2007: Programação Possível Para...
+ Brasileiro Não Gosta de PobreO primeiro passo para...
+ O Indie 2007 acontecerá de 5 a 11 de outubro, anot...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco