blogINDIE 2006


(DOISMILE)SETE FRAMES CINEMA – Adendo e Comentários

(aos comentaristas “br” e “Lucas”: eu respondo a vocês no corpo desta mensagem)

Quando vocês estiverem navegando pelo especial de final de ano publicado hoje a duras penas no site principal, espero que consigam relevar algumas falhas gritantes, como chamar Leslie Mann – atriz de “Ligeiramente Grávidos” – de Leslie Bibb – atriz da série “Popular”, a ausência de um parágrafo sobre o DVD de “Killer of Sheep” de Charles Burnett quando o filme aparece citado na lista de Melhores Edições de DVD do ano, a não citação do título de “My Blueberry Nights” na listagem de Filmes Perdidos no ano quando eu o comento no corpo do texto explicativo da seleção ou a repetitividade de uma certa repetição repetitiva na escrita (rapaz, eu devo gostar muito deste termo "certamente"). Sim, são erros que só poderão ser corrigidos em 2008, porque a edição do site sai hoje de férias. Tanto as resenhas novas quanto os artigos foram um longo processo de gestação mental e um parto atômico durante o fim de semana, para cumprir o prazo de 10 de dezembro, que me pegou completamente desprevenido. Não consegui escrever sobre todos os filmes que gostaria (daí os links ausentes em alguns dos filmes favoritos) e nem os artigos que ambicionava. Mas o que está lá é o que está lá e espero que esclareça um pouco os filmes, diretores, atores que fizeram o nosso ano.

Isso não quer dizer que, com estas férias, todo o site ficará abandonado; pelo menos no que se refere a este blog, eu pretendo manter a bola rolando, talvez mais do que nunca. Eu, ao contrário da edição, não entrarei de férias. Bem, não totalmente. Não apenas pretendo concretizar outras colaborações como também estou preparando – exclusivamente para o blogIndie – algo que deve ficar muito legal, uma espécie de almanaque cinematográfico de férias. Sinceramente, não posso falar dos melhores filmes não americanos já feitos em todos os tempos, pois não vivi todos os tempos: eu vivo no agora e nem do agora posso falar com propriedade, só posso falar do que descubro e daquilo que acredito. Com a publicação futura daquilo que estou reservando para este blog, espero satisfazer esse pedido em parte com a indicação de alguns bons filmes.

“Se vendeu”, provavelmente dirá de mim aquele que me cobrar minha posição de “não gostar de listas”. Continuo desconfiando muito delas. Não fiz o (DOISMILE)SETE FRAMES CINEMA tanto para mim, quanto fiz para os filmes que gosto, não sinto necessidade de fazer essas curadorias pessoais, mas passei a entendê-las melhor ao invés de atacá-las. As pessoas gostam de sistematização, de competição, de escolher; as listas divertem, então vamos deixá-las escolher, se divertirem, se imporem. Ficaria, no entanto, muito feliz se as pessoas enxergassem a lista mais como uma proposta de filmes a serem vistos e descobertos do que uma imposição concreta, invariável, arrogante. Eu posso perfeitamente incluir novos filmes nessa lista – e pretendo.

Fico feliz em saber que, após falar de um filme, existem pessoas que correm atrás deles e, melhor ainda, aliviado ao perceber que o filme teve alguma importância e impacto para elas. Lucas, falo de “The Great Ecstasy of Robert Carmichael” melhor na seleção de filmes favoritos de 2007, mas adiciono o seguinte: na frente da câmera, encenação. Talvez a violência de “Baixio das Bestas” causasse o impacto almejado se mantida como a de “The Great Ecstasy...”: presente, mas obstruída (a cena do estupro mostrada através de um jogo de sombras no filme brasileiro não conta: é apenas uma encenação que o diretor não conseguiu resolver como enquadrar). Ainda acho que o texto de Zanin parte de um lugar comum: o espectador cinematográfico em geral seria tão ingênuo e imaturo (waal...) que fatalmente está obrigado a imitar o comportamento encenado nos filmes – o garoto sairá esfaqueando pessoas no acampamento como a patricinha irá se vestir feito a vagabunda de “O Diabo Veste Prada”, ou seja, a idéia de cinema como um combo simultâneo de propaganda e item de consumo. Sim, estes imbecis que vêem “Velozes e Furiosos” e saem tunando carros para fazer pegas existem de fato, mas será que deveríamos nivelar o cinema por baixo só por causa de um bando de ignorantes que não conseguem encontrar originalidade em si mesmos? Se este for o raciocínio, o que esperar do espectador que assiste a “Baixio das Bestas”? Ele vai sair estuprando tudo o que é Edileuza por aí.

Enfim, chega de reclame. Aos que se interessarem, as seleções de (DOISMILE)SETE FRAMES CINEMA estão lá para quem quiser. Nos comentários, estarei disposto a responder quaisquer dúvidas ou admitir qualquer omissão. Avanti.
  Bernardo Krivochein    terça-feira, dezembro 11, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ A QUESTÃO DA VIOLÊNCIAChegou-me uma mensagem de um...
+ Último dia do Indie em São Paulo: assista à Monstr...
+ O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#6)O docume...
+ Algumas imagens do Indie SP, algumas palavras sobr...
+ O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#5)O docume...
+ O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#4)A NOVA G...
+  O que ver no Indie 2007 em São Paulo?(#3) A NOVA ...
+  O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#2)O crít...
+ O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#1)A propos...
+  INDIE 2007- São Paulo||| Com vocês: HONG SANG-SO...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco