blogINDIE 2006



O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#6)

O documentário, Rock'n Tokyo, da paulistana Pamela Valente sobre a cena underground do rock japonês será exibido nesta quarta, dia 5/12, sessão única e imperdível no CINESESC! Em depoimento abaixo ela, que esteve no Indie em Belo Horizonte (foto) e que atualmente mora em Paris, fala um pouco sobre esta experiência para o blog.

"O Japão não faz parte desse mundo. Isso foi uma das primeiras coisas que pensei –percebi !- quando fui morar em Tóquio. E até hoje estou convencida disso – os japoneses são aliens.

Mas é uma delícia morar nesse outro planeta. Para mim, foram dois anos de pura felicidade acelerada. Acelerada porque tudo vai muuuuuito rápido em Tóquio, são pessoas novas que você encontra todos os dias, lugares novos, coisas novas que você aprende todos os dias. E felicidade porque é fácil e estimulante viver por lá.
Rock ‘n Tokyo nasceu no fim da minha estadia em Tóquio. Eu tinha que voltar para Paris para não perder uma história pessoal (eu ou Tóquio, uma variante de eu ou ele), mas eu não podia ir embora sem gravar de alguma forma essa cidade incrível, sem contar para os terráqueos um pouco do que acontece naquele outro planeta. Então resolvi filmar Tóquio de um ângulo que ninguém imagina que exista, mostrar uma Tóquio que não é ordenada, não é disciplinada, não é limpinha e obediente.

Eu frequentava muitos shows de rock e tinha amigos roqueiros, mas as bandas que estão no filme não eram amigos meus. São algumas das minhas bandas prediletas, e estão entre as que fazem mais sucesso nesse meio underground. É importante saber que todos os grupos do filme – e mais milhares de outros que existem na cidade- são totalmente underground, vivem completamente a parte da vida « normal » da cidade. Meus amigos japoneses « normais » nem sequer conheciam o nome desses grupos. Até mesmo as meninas de The 5678s, que aparecem no Kill Bill 1 do Tarantino são ilustres desconhecidas no Japão.

Ao mesmo tempo, todos esses grupos existem, tocam, vivem nesse meio underground. Existe toda uma rede de clubes onde eles tocam –você pode assistir shows de rock todos os dias da semana em Tóquio-, selos independentes que editam seus discos, disqueiros que vendem esses discos, gente que compra camisetas, pins, bonés e tudo o mais. É um verdadeiro mundo paralelo.

Por isso eu quis mostrar no filme também algumas cenas com os conhecidos « sararymen », os engravatados assalariados de empresas. Esses caras e os roqueiros punk ou garagem vivem em mundos paralelos, embora estejam na mesma cidade ao mesmo tempo.
O que todos eles têm em comum, por serem japoneses, é uma gentileza extrema. Mesmo o mais punk dos punks vai ter o cuidado de verificar que você está com uma cerveja na mão durante uma festa.

Mas nem tudo são flores. Nesse meio rock underground, as pessoas VIVEM de verdade assim, não estão só fazendo pose. Um dos caras mais legais que eu filmei, um punk de uma grande intensidade e sinceridade, morreu no fim das filmagens de estafa e dos excessos. Live fast, die young. Uma menina que aparece em várias cenas do filme nos shows e também no karaokê está hoje presa – ela perdeu as estribeiras, tentou esfaquear o namorado e acabou incendiando o prédio onde ele morava. Intensidade e sinceridade – live fast, die young." (P.V)

(Leia a sinopse do filme e veja o horário no site)

Amanhã dia 03, terça-feira, última chance para:
14:00 – AMERICAN HARDCORE, de Paul Rachman, EUA, 2006, 100´.
17:50 – DIRIJA BEM, DURMA COM CUIDADO: NA ESTRADA COM DEATH CAB FOR CUTIE (Drive Well, Sleep Carefully: On the Road with Death Cab For Cutie), de Justin Mitchell, EUA, 2005, 86’.

Marcadores:

  Francesca Azzi    segunda-feira, dezembro 03, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Algumas imagens do Indie SP, algumas palavras sobr...
+  O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#5) O do...
+  O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#4) A NOV...
+  O que ver no Indie 2007 em São Paulo?(#3) A NO...
+  O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#2) O cr...
+ O que ver no Indie 2007 em São Paulo? (#1) A prop...
+  INDIE 2007- São Paulo||| Com vocês: HONG SANG-SO...
+  O Indie vai encontrar São Paulo: 25 filmes de...
+  Chupando picolé O que pode de ter de tão inesper...
+ Tudo ao mesmo tempo agora. Calma, respire. Fim ...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco