blogINDIE 2006


Mulheres, independentes, dirigindo as próprias histórias. Pq não? Oh, yeah!

Em ensaio fotográfico do New York Times esta semana passada, 6 diretoras do cinema independente norte-americano estão super produzidas, clicadas por Maciek Kobielski, usando grifes famosas como Jeremy Laing, Giorgio Armani, Ann Demeulemeester, Luella, Yohji Yamamoto ( clique na foto para ampliar), e fazendo valer a fama já alcançada ou a nova carreira que promete ser de sucesso. Sim, é difícil, mas elas estão lá, e sendo pautadas como aquelas que trazem novas abordagens narrativas. A matéria lincada a esta é sobre uma pesquisa recente na qual cientistas estão comprovando que as histórias que contamos sobre nós mesmos são uma forma importante de entendermos a personalidade humana. Palavra em desuso esta: personalidade (quer ler o artigo em inglês?clique aqui). Mas enfim, personalidade como tudo aquilo que define o gosto e as escolhas de um sujeito. Miranda July, segunda foto acima, é apontada como alguém que consegue em suas diversas maneiras de expressão (filmes, live performances, livros e websites) ter uma força muito peculiar para a auto-narrativa.

As audiovision-narradoras indies são:

"Mary Harron, 54, ( primeira à esq.) diretora dos filmes "American Pshycho" e "I Shot Andy Warhol, e de inúmeras séries de Tv. O melhor de ser uma diretora, segundo ela, é que você cria todo um mundo de sonhos e vive nele. Seu próximo sonho é contar sobre a cena punk de Nova York nos anos 70,"Please Kill me", na qual ela pretende ter Sarah Polley como a atriz principal, ela que está na foto abaixo.

Miranda July, 33, artista que estreiou na direção com "Eu, Você e Todos Nós" e ganhou de cara o Camera Dór em Cannes 2005. July tem tantas idéias para diferentes mídias que diz organizar seus cadernos assim: M para movie, P para performance, S para story, e I para Idéia.

Sarah Polley, (foto ao lado, à esquerda, atriz do filme "Minha Vida sem Mim") com 28 aninhos dirigiu seu primeiro longa "Away From Her e se sentia solitária na direção de seu filme, ao ver mais 56 mulheres no Sundance deste ano disse: "A idéia de dirigir filmes ser um papel não-tradicional para a mulher é irreal".

Valerie Ferris, 48, (direita, acima) diretora de videoclipes e comerciais, co-diretora de "Pequena Miss Sunshine" com Jonathan Dayton que diz estar fazendo o próximo no esquema "Slow film", em referência as técnicas do "slow food".

E as belas e documentaristas Jehane Noujaim, 32, ( foto da esquerda) arábe-americana que dirigiu "Control Room," filmado no Qatar em 2003, e Chiara Clemente ( a descabeladíssima) que está terminando o filme "Our City Dreams" um retrato íntimo de 5 décadas de artistas mulheres que vivem e trabalham em Nova York: Nancy Spero, Kiki Smith, Marina Abramovic, Ghada Amer and Swoon. Bravíssimas.
  Francesca Azzi    terça-feira, maio 29, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Cannes 2007: Os Prêmios>> (UPDATE: É A CERIMÔNIA, ...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 10Still de The Mourning Fo...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 9 Still de You, The Living...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 8Belén Rueda em El Orfanat...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 7Still de The Man From Lon...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 6 Lu Huang em Blind Mounta...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 5Kristjan Kasearu e Mart L...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 4 Ronit Elkabetz e Uri Ga...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 3 Clotilde Hesme, Ludivin...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 2Konstantin Lavronenko e M...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco