blogINDIE 2006


Zumbidos de Cannes: Dia 8

Belén Rueda em El Orfanato, de Juan Antonio Bayona

>> Mais Filmes Comprados Para o Território Brasileiro:

LE SCAPHANDRE ET LE PAPILLON de Julian Schnabel - Europa Filmes
BONNEVILLE de [?] - Paris Filmes
STREETFIGHTER de [?] - Swen do Brasil
LIFE DURING WARTIME de Todd Solondz - Imagem Filmes

>> Adição de última hora no Festival de Cannes: o documentário "Rebellion: The Litvinenko Case" será exibido em sessões especiais na véspera do término do Festival de Cannes nesse sábado. Um crítico feroz do presidente russo Vladimir Putin, Litvinenko foi envenenado com o isótopo radioativo polônio 210 em novembro passado, falecendo após três semanas. Ele acusou Moscou pelo envenenamento em carta tornada pública após sua morte. O documentário de Andrei Nekrasov e Olga Konskaya foi filmado ao curso de dois anos até os dias de Litvinenko no hospital. A viúva, Marina Litvinenko, estará na França para as exibições.

SECRET SUNSHINE (Milyang) de Lee Chang-dong - Em Competição

"'Secret Sunshine' é um filme provocante que pode criar bastante controvérsia. Nenhum assunto é capaz de criar protestos mais rapidamente do que religião e 'Secret Sunshine' não se esquiva ao questionar a existência de Deus ou a criticar o papel da religião na sociedade... Similar a memorável performance de Moon So-Ri em 'Oasis', em'Secret Sunshine' Do-yeon Jeon fornece uma performance tão, senão mais, podrosa... A estrutura da história em si não é usual uma vez que flui de forma inesperadamente circular, começando como um drama romântico, tornando-se um suspense e finalmente sendo sobre a descida de uma mulher ao seu próprio abismo pessoal. 'Secret Sunshine' é um filme que ficará na sua mente dias após tê-lo assistido. Perguntas que nos fazemos internamente, mas que não são realizadas no cinema são postas corajosamente em 'Secret Sunshine'. As respostas nunca são reveladas com clareza no filme, mas ele nos permite a respondê-las nós mesmos." Luna Park

"Nem um frame é desperdiçado nesse drama coreano de 142 minutos dirigido por Lee Chang-Dong, que começa com mãe e filho parados na estrada à caminho de Milyang, a cidade coreana cujos caracteres se traduzem como o título do filme. Os primeiros 40 minutos são do gênero cômico-dramático de uma típica situação 'peixe-fora-d'água' que faria Hollywood querer comprar os direitos de remake, mas uma terrível tragédia lança o filme e sua heroína para uma direção completamente diferente." Glenn Kenny, Premiere

"'Secret Sunshine' é um filme ambicioso, quase romancesco do diretor-roteirista Lee Chang-dong ('Peppermint Candy') que finalmente fracassa em suas tentativas de dramatizar os conflitos internos da protagonista em termos fílmicos. Os créditos concedidos ao filme pelo seu climático início e pelo interessante segundo ato são dissipados pelo longo arco final onde o filme perde o fôlego." Derek Elley, Variety

"O filme mais ambicioso e mais bem concluído de Lee até agora, 'Secret Sunshine' é um raro filme que possui a complexidade e a riqueza de um grande livro - um que se mantém revelando novas camadas para nós o mais profundamente nos envolvemos com ele, e no qual é difícil de prever o que acontecerá em seguida tanto em 10 minutos ou em 2 horas... deve ter sido ainda mais difícil para Lee conceber a agilidade com que ele guia 'Secret Sunshine' através dessas reviravoltas afiadas de comédia e desespero, escuridão e luz. Pois no final, o filme é uma obra sólida e impossível de imaginá-la de outra forma - um canto secular ao pequenos triunfos e tragédias cavernosas do cotidiano,e nossa fantástica habilidade de superar.[Sobre a performance de Do-yeon Jeon] Este é o tipo de performance que grandes diretores inspiram a grandes atores e estabelece um alto padrão pelo qual todos os outros em Cannes 2007 serão julgados." Scott Foundas, LA Weekly

ALEXANDRA de Alexander Sokurov - Em Competição

"O filme mais recente de Alexander Sokurov é o seu mais convencional em meória recente. Nem um tiro é disparado nesse longa antiguerra; o que Sokurov está tentando realizar aqui é iluminar a rtediosa opressão durante a ocupação... Convencional que seja, este pode ser um dos seus filmes mais sutis." Glenn Kenny, Premiere

"O valor de uma bela trilha-sonora orquestral fica claro no filme do russo Alexander Sokurov, 'Alexandra', um olhar austéro sobre a vida na Chechênia. Andre Sigle, uqe poroduziu esse filme em competição, também compôs a trilha e seu calor arrebatador traz consigo algo da alma da pátria Rússia àquela paisagem esvaziada e tórrida... O filme oferece uma visão simpática de uma Chechênia ávida pela independência, onde 50.000 civis e 6.000 soldados russos perderam a vida na guerra de 1994. Mas também é gentil para os jovens soldados que policiam a região onde a disputa ocorre. O filme deve ser bem sucedido no circuito dos festivais e será abraçado pelo circuito de arte." Ray Bennett, The Hollywood Reporter

"Embora ele certamente negará, 'Alexandra' é o filme mais diretamente político de Alexander Sokurov em vários anos. 'Alexandra' habita um mundo de especificidade e universalidade. O cenário é a Chechênia e o questionamento de 'Alexandra' sobre 'o que é pátria?' é uma crítica inegável àquele conflito particular, que seguramente faria Vladimir Putin bastante desconfortável. Mas Sokurov utiliza esse conflito aparentemente sem fim para refletir a totalidade da experiência de guerra, não de uma forma superficial e sentimentalóide, ams revelando a perda da humanidade básica." Jay Weissberg, Variety

EL ORFANATO de Juan Antonio Bayona - Semana da Crítica

"De vez em quando, um filme que não está no nosso calendário litúrgico recebe a reputação de imperdível. Nas conferências de imprensa ou nos corredores perto das caixas postais dos críticos, ouvimos falar de um filme que capturou a imaginação de uns espectadores sortudos e se tornou um fenômeno do boca-a-boca... É como se descobríssemos que uma xícara de café-com-leite num bar escondido é o cálice sagrado. Você precisa tomar um gole dela. Esse é o odor urgente que foi anexado a 'El Orfanato', um suspense espanhol escrito por Sergio G. Sanchez, dirigido pelo estreante Juan Antonio Bayona e exibido na pouca freqüentada Semana da Crítica... As boas notícias são duas: 'El Orfanato' não decepciona; e foi comprado para distribuição norte-americana pela Picturehouse, a companhia que distribuiu 'O Labirinto do Fauno.'" Richard e Mary Corliss, Time Magazine.

"Já o assisti duas vezes, o que talvez seja algo irresponsável de fazer dado todos os filmes e eventos a serem absorvidos no Festival de Cannes. Mas é um trabalho tão deliciosamente assustador e excitante que não pude resistir." Jeffrey Wells

"Uma incômoda síntese espanhola de 'Os Inocentes', 'Os Outros' e todos os outros filmes de terror sobre a fixação psíquica de uma mulher com algumas crianças não-tão-inocentes, esse conto macabro de loucura maternal deverá ser capaz de emparelhar aclamação crítica e a impressão do produtor Guillermo del Toro com lucros robustos no circuito de arte e com louvor internacional em seguida." Justin Chang, Variety

"Enquanto mais comercial e mais doce do que o trabalho de Del Toro, ' El Orfanato' ainda é um olhar eficiente e belo sobre uma casa mal-assombrada que servia de orfanato no passado, e os espíritos de crianças perturbadas que continuam fazendo bagunça para o terror de uma pequena família. Não é território novo, mas é imaginativo de formas inclusive sublimes." Matt Dentler, SXSW
  Bernardo Krivochein    quinta-feira, maio 24, 2007
 
 
[^] ir para o topo
INDIE :: Mostra de Cinema Mundial

Zeta Filmes | INDIE FESTIVAL | 
::: visite o web-site do indie 2006
     + Zeta Filmes
     + Indie - Mostra de Cinema Mundial
     + Fluxus
     + New Directors New Films
     + Plexifilm
     + IndieWIRE
     + Le Cube
     + Jonas Mekas
     + Miranda July
     + Cao Guimarães
     + Moira Hahn
     + Roberto Bellini
     + Gisela Motta&Leandro Lima
     + Howie Tsui
     + Motomichi
     + CarlosMagno Rodrigues
     + Ain´t It Cool News
     + Midnight Eye
     + Twitch Film
     + Blog Ilustrada no Cinema
     + Kofic
     + Anthony Kaufman´s Blog
     + Sundance Film Fest
     + Centre Pompidou
     + Pocket Film Festival
     + Blog do Itaulab
     + Rotterdam Film Festival
     + MovieMobz
     + Cinemateca Francesa
     + Unifrance
     + Fundação Japão
::: edições anteriores
     + 2006
::: últimos posts
+ Zumbidos de Cannes: Dia 7Still de The Man From Lon...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 6 Lu Huang em Blind Mounta...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 5Kristjan Kasearu e Mart L...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 4 Ronit Elkabetz e Uri Ga...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 3 Clotilde Hesme, Ludivin...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 2Konstantin Lavronenko e M...
+ Zumbidos de Cannes: Dia 1CONTROL de Anton Corbjin ...
+ Recap Fest 16/05>> Toma! To-toma! Revoltados com a...
+ Faça o último videoclipe da BjörkEsta onda de abri...
+ Recap Fest 10/5>> Se você estivesse andando pela C...
::: arquivos
 
    Este blog é escrito por:
     + Daniella Azzi
     + Francesca Azzi
     + Fale Conosco